Inflação da indústria sobe 5,22% em fevereiro, diz IBGE

Resultado, o maior da série histórica do índice, iniciada em 2014, e o segundo recorde seguido, elevou a alta acumulada para 8,95 no ano e para 28,58% em 12 meses

O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que mede a inflação das indústrias de transformação e extrativa, subiu 5,22% em fevereiro.  A alta é a maior da série histórica do índice, iniciada em 2014. Também é o segundo recorde seguido, após o IBGE revisar, para cima, o resultado de janeiro, de 3,36% para 3,55%. Em 12 meses, o IPP acumula altas recordes de 8,95% no ano e de 28,58% em 12 meses. O indicador foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta segunda-feira, 30.

Inflação

O resultado, diz o IBGE, é reflexo da elevação dos preços das indústrias extrativas, com alta de 27,91%, de refino de petróleo e produtos de álcool, que subiram 12,12%, e outros produtos químicos, alta de 9,69%, de metalurgia, com avanço de 8,35%. A depreciação cambial, avalia o Instituto, é um dos fatores para o avanço do indicador, com efeito em toda a cadeia produtiva, uma vez que afeta os insumos importados. Os preços das commodities minerais, como óleo bruto e petróleo e minerio de ferro, com preços atrelados ao dólar, também subiram afetando o resultado do IPP.

"A indústria química é uma das influências mais importantes para o resultado do mês e sua alta de preços está muito associada ao aumento nos custos de matérias-primas importadas. Nas indústrias extrativas, há o efeito direto dos preços internacionais em produtos que têm impacto em toda a cadeia produtiva. A alta do óleo bruto reverbera nos derivados de petróleo e a do minério de ferro, na metalurgia e na siderurgia. É um quadro já observado em janeiro, e que, por continuidade, vem se reforçando ao longo dos últimos meses, ajudando a explicar esses resultados recordes", explicou Felipe Figueiredo Câmara, técnico responsável pela pesquisa, na divulgação do indicador.

O aumento registrado em fevereiro é o décimo-nono seguido, quando feita a comparação mês a mês do indicador, realizada desde o mês de agosto de 2019, segundo o IBGE. O índice mede a variação dos preços de produtos na chamada 'porta da fábrica',  ou seja, os bens de capital, bens intermediários e bens de consumo duráveis, semiduráveis e não duráveis, sem considerar os impostos e o valor do frete. Para a composição do índice foram consideradas 24 atividades das indústrias extrativa e da transformação. Dessas, 23 apresentaram alta em fevereiro.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes