Aposentadoria por invalidez: como funciona o benefício do INSS?

O benefício é pago enquanto persistir a incapacidade e pode ser reavaliado a cada dois anos.

A aposentadoria por invalidez é um benefício do Instituo Nacional do Seguro Social (INSS) destinada aos cidadãos incapazes de realizar as atividades laborais devido às condições de saúde. O benefício é pago enquanto persistir a incapacidade e pode ser reavaliado a cada dois anos.

Para ter direito, o cidadão deve, incialmente, requerer um auxílio-doença, que possui os mesmos requisitos da aposentadoria por invalidez. Caso a perícia médica indique a incapacidade permanente para o trabalho, sem possibilidade de reabilitação em outra função, a aposentadoria será indicada.

Requisitos necessários

Para se enquadrar no âmbito da aposentadoria por invalidez, o cidadão precisa estar atento aos requisitos que caracterizam a incapacidade total ou permanente.

A incapacidade total do cidadão é quando não há condições de retomar ao trabalho que exercia anteriormente, e que não consegue ser readaptado. Além disso, é avaliado se a incapacidade do segurado é permanente. Nesse sentido, caso seja incurável, irreversível ou sem previsão de recuperação.

Como solicitar a aposentadoria por invalidez?

A solicitação da aposentadoria por invalidez deve ser feita no INSS. O cidadão precisa agendar uma perícia médica pelo Meu INSS ou na central de atendimento do órgão pelo número 135. Não há um requerimento específico para a aposentadoria por invalidez.

Na data da perícia, o cidadão precisa levar todos os documentos médicos que comprovem a condição atual. Os documentos que podem ser apresentados são atestados, receitas, resultados de exames, prontuário do hospital, laudos, entre outros. Além disso, o médico perito também fará os testes necessários.

Inicialmente, o cidadão deve passar a receber o auxílio-doença, que é o passo inicial para garantir o benefício definitivo. A aposentadoria só é garantida após a avaliação do médico perito constatar a incapacidade definitiva do segurado.

Leia mais notícias em DCI.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes