Quais doenças dão direito ao LOAS em 2023?

Benefício de um salário mínimo por mês para a pessoa idosa ou com deficiência e que comprove ser baixa renda.

Há quase 30 anos, o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, é um direito dos brasileiros. Para receber o benefício de transferência de renda mensal no valor de um salário-mínimo nacional é preciso atender há uma série de critérios estabelecidos pelo governo, mas quais doenças têm direito ao LOAS em 2023?

Como conseguir o LOAS por doenças?

Não há uma lista de doenças que garantem o direito ao Loas, como acontece com o Auxílio-Doença ou aposentadoria. O Benefício de Prestação Continuada é pago à pessoa portadora de deficiência, independentemente da idade, e ao idoso com 67 (sessenta e sete) anos ou mais, que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família.

O programa define o benefício a deficiência de qualquer idade, com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Como não há uma lista de doenças que dão direito ao LOAS em 2023, a pessoa precisa passar por perícia médica para comprovação da sua condição. Além disso, é necessário comprovar que a renda máxima familiar por pessoa é de ¼ do salário mínimo, ou seja, até R$ 330.

+ Quem recebe BPC Loas vai ter décimo terceiro em 2023?

Se a pessoa atende aos requisitos do programa ou busca mais informações sobre o Loas, a recomendação é procurar o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS mais próximo da localidade de moradia para orientação. É necessário também fazer o cadastro ou manter atualizado o cadastro do CadÚnico.

Agora, se o cidadão está dentro das exigências e tem o cadastro único, o próximo passo é pedir o benefício.
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Também é possível requerer pelo telefone 135 (ligação gratuita telefone fixo) ou presencialmente em uma Agência da Previdência Social. São 45 dias, em média, para obter a resposta.

O que é LOAS e BPC?

A lei 8.742, ou LOAS, dá origem ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Trata-se, portanto, de um benefício assistencial para idosos e deficientes e é um dos menos conhecidos dentre os oferecidos pelo governo. Dessa forma, traz recursos significativos para idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social.

Assim, o benefício concede R$ 1.320 aos beneficiários de baixa renda, garantindo um salário mínimo mensal pago pelo Governo Federal, com a ajuda do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Entretanto, a LOAS tem destino específico às pessoas com deficiência que não podem trabalhar, ou idosos que a família não tem condições de sustentar. Não é necessário fazer contribuições para a Previdência Social para solicitar o benefício.

Vai receber o 13º? Veja como consultar o número do INSS em 2023

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes