Como simular aposentadoria 2020? Aprenda o passo a passo

Antes de dar entrada no benefício, é válido simular a aposentadoria. Para verificar se já têm direito ou quanto tempo falta, e qual será o valor.

Antes de dar entrada no benefício, é válido simular a aposentadoria. Para verificar se já têm direito ou quanto tempo falta, e qual será o valor. Essa simulação pode ser feita de maneira simples no site ou aplicativo do Meu INSS.

Trata-se do serviço “Simular Aposentadoria”, também conhecido como calculadora do INSS. Nele, é possível ter acesso há sete tipos de cálculo. Cinco deles referentes à aposentadoria por tempo de contribuição e os outros dois relacionados à aposentadoria por idade.

As simulações contemplam as novas regras incluídas a partir da Reforma da Previdência, que entraram em vigor em novembro de 2019. Desse modo, pode-se verificar as regras de transição e de direito adquirido nas normas anteriores.

Além disso, após realizar o procedimento é possível anexar o documento no pedido de aposentadoria. Mas, é necessário entender que ele não tem validade legal. Afinal, os dados podem ser alterados no momento cálculo.

Passo a passo para simular aposentadoria 2020

Então, veja o passo a passo para simular aposentadoria. Nota-se que o Instituto Nacional do Seguro Social faz uma busca automática dos dados do segurado registrados em seus sistemas. E caso esteja faltando alguma informação, o segurado pode incluí-la manualmente. A saber,

  1. Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
  2. Faça login, caso não tenha cadastro é possível realizá-lo no próprio aplicativo;
  3. Escolha a opção “Simular Aposentadoria”;
  4. Verifique os dados apresentados, e altere o que achar necessário ao clicar no lápis;
  5. Clique em “Recalcular”;
  6. Pronto, você poderá ver o resultado da simulação da sua aposentadoria.

Depois da simulação, pode-se apertar na opção “Baixar PDF” para guardar o documento. Ou clicar em “Pedir Aposentadoria”, para dar entrada no benefício. Assim como a simulação, o pedido de aposentadoria pode ser feito na plataforma do Meu INSS. Para isso, é importante reservar documentos referentes às relações previdenciárias, como por exemplo carteira de trabalho, Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e carnês.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes