Confira passo a passo para calcular o INSS atrasado

Para verificar se têm recolhimentos do INSS atrasados, basta solicitar o Extrato de Contribuição (CNIS) no site ou aplicativo Meu INSS

O trabalhador autônomo que faz contribuições à Previdência Social, pode por variados motivos deixar de pagar alguns recolhimentos. Por isso, é importante saber que para calcular o INSS atrasado se deve considerar os juros e multa do período.

A Guia da Previdência Social (GPS) é o documento para pagamento de contribuições ao INSS usada pelo contribuinte individual, facultativo e empregado doméstico. Ela deve ser paga até o dia 15 de cada mês, e a partir de um dia de atraso a guia deverá ser gerada com código de barras para efetuar o pagamento.

Além disso, o cálculo do INSS atrasado para o contribuinte individual pode ser feito pela internet para períodos menores que os cinco anos anteriores. Já para os facultativos, isso é válido enquanto ainda tiverem a qualidade de segurado.

Qual a multa e os juros?

A multa para o INSS atrasado usa a taxa de 0,33% por dia de atraso. E será calculada a partir do dia seguinte ao vencimento do prazo para pagamento da contribuição até o dia em que o segurado quitar a conta. O percentual fica limitado à 20%.

Além disso, os juros são equivalentes à taxa referencial da Selic, taxa básica de juros da economia brasileira. Sendo calculado a partir do primeiro dia do mês após o vencimento da GPS até o mês anterior ao pagamento. Bem como, há 1% sobre o mês do pagamento.

Como calcular INSS atrasado?

Para verificar se têm recolhimentos do INSS atrasados, basta solicitar o Extrato de Contribuição (CNIS) no site ou aplicativo Meu INSS, por meio dele é possível verificar todas as contribuições realizadas.

Então, para calcular os pagamentos em atraso, é preciso gerar uma nova GPS. No procedimento o valor já aparecerá com multas e juros. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o site do Sistema de Acréscimos Legais (SAL);
  2. Escolha entre três módulos disponíveis, informando se é contribuinte filiado antes de 29/11/199 ou a partir dessa data;
  3. Selecione o tipo de filiação ao INSS: contribuinte individual, facultativo ou empregado doméstico;
  4. Digite o número do NIT/PIS/PASEP;
  5. Depois, preencha os campos com os dados pedidos e os meses que deseja calcular. Nessa parte o valor já aparecerá com multas e juros;
  6. Por fim, clique em “Gerar GPS” para obter o boleto de pagamento.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes