Conheça as regras da aposentadoria especial do caminhoneiro

Entre as reivindicações dos caminhoneiros que planejam uma greve está a concessão da aposentadoria especial

Motoristas de caminhão planejam uma greve nacional para o dia 1º de fevereiro. Dentre as reivindicações, está a concessão da aposentadoria especial para caminhoneiros. Atualmente, só se encaixam nessa categoria os motoristas que transportam produtos químicos inflamáveis. Além disso, é preciso cumprir outras regras para conseguir se aposentar nessa modalidade.

Regras da aposentadoria especial para caminhoneiro

Na aposentadoria do caminhoneiro, o segurado pode usar a modalidade de tempo especial, conseguindo assim se aposentar mais cedo. No entanto, essa saída só é possível para quem tem suas atividades profissionais com exposição a agentes nocivos à saúde. Bem como, faz isso de maneira contínua e ininterrupta, em níveis de exposição acima dos limites previstos em legislação própria.

Além disso, há três tipos de situação que o trabalhador pode se encaixar para conseguir se aposentar com tempo especial de contribuição. Para se aposentar com as regras anteriores à reforma da Previdência, que entrou em vigor em 12 de novembro de 2019, é preciso ter completado 25 anos de contribuição antes dessa data.

Já para quem não têm direito adquirido e já contribuíram antes da reforma, é preciso completar esses 25 anos de atividade especial e alcançar a regra do sistema de pontos, com a pontuação 86 na soma de idade e tempo de contribuição.

Nota-se ainda, que para motoristas que passaram a contribuir depois da reforma, são necessários os 25 anos de contribuição e a idade mínima de 60 anos.

Como comprovar a atividade?

Até abril de 1995, a aposentadoria especial do caminhoneiro era um direito gerado automaticamente. Sendo assim, quem exerceu a atividade até esse período pode apresentar a carteira de trabalho ou outro documento que indique a profissão, para comprovar esse direito.

No entanto, após esta data ficou definido que caminhoneiros só podem adquirir aposentadoria especial caso transportem produtos químicos inflamáveis. Como forma de comprovação, é preciso ter a categoria E na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além de documentos que indiquem a atividade, como notas de frete.

Além disso, quem trabalha em condições insalubres deve solicitar a aposentadoria especial ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Nesse sentido, os motoristas de caminhão podem usar os fretes que realizam para contar no tempo de contribuição do INSS. A partir de 2003, se determinou que o empregador deve usar o valor da contribuição previdenciária sobre o valor do frete para fazer o recolhimento ao órgão.

Quanto ganha um caminhoneiro aposentado?

O valor da aposentadoria do caminhoneiro varia de acordo com as contribuições feitas ao INSS. Para quem tem direito adquirido antes da reforma da Previdência, o cálculo é a média dos 80% maiores salários do contribuinte recebidos após 1994.

A partir da reforma, o cálculo ficou em 60% da média de todos os salários. Ao passo que, se deve somar 2% a cada ano após os 20 anos de tempo de contribuição.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes