INSS revisa benefícios de 1,7 milhão de segurados; saiba o que fazer

O objetivo do Instituto Nacional é evitar fraudes e pagamentos indevidos dos benefícios sociais.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem realizando desde o início do ano uma revisão dos benefícios de aposentados e pensionistas. Mais de 1,7 milhão de segurados da Previdência Social foram convocados para revisar os dados pessoais e continuar recebendo o benefício. Quem está na lista de revisão está sendo convocado desde setembro por meio de cartas enviadas pelo órgão. 

O objetivo do Instituto Nacional é evitar fraudes e pagamentos indevidos dos benefícios sociais. É preciso ter atenção, pois o beneficiário que estiver em situação irregular e não atualizar o cadastro pode ter o benefício suspenso. 

Logo após receber a carta de notificação do INSS, o segurado tem até 60 dias para encaminhar a documentação solicitada. Os envios podem ser feitos de duas formas. Pelo Meu INSS, na internet, ou presencialmente em uma das agências da Previdência. 

O beneficiário que não recebeu nenhuma carta física pode conferir a situação pelo Meu INSS. Em parceria com os Correios, o Instituto está notificando os beneficiários que precisam se regularizar também pela internet. 

Como enviar os documentos

Confira a seguir o passo a passo de como realizar o envio da documentação exigida para a revisão do INSS.

Pelo Meu INSS

O Meu INSS pode ser acessado não apenas pelo navegador na internet como também pelo aplicativo no celular. O segurado que for notificado precisa ter um login e senha no sistema.

Após efetuar o login, basta clicar em “Atualização de Dados de Benefício”. E, em seguida, anexar as cópias digitalizadas dos seguintes documentos:

    CPF; RG; Certidão de nascimento ou casamento; Título de eleitor; Carteira de Trabalho (CTPS).

Ademais, os documentos devem pertencer ao titular do benefício, procurador ou representante legal.

Presencialmente em uma agência

Os beneficiários que não conseguirem acessar o Meu INSS na internet, devem cumprir a exigência de forma presencial. Para isso, é preciso agendar um horário em umas das agências da Previdência Social. O agendamento é feito pelo telefone 135. 

Por fim, quando ligar, o segurado deve escolher a opção “Entrega de Documentos por Convocação”. As agências do INSS não irão atender os beneficiários sem horário agendado. 

Parceria do INSS com os Correios

Em parceria com os Correios, o INSS vai enviar também cartas de forma online. Os envios são no aplicativo ou no portal Meu INSS na internet. O envio é realizado pela “Entrega Digital”.

Para visualizar a carta, basta acessar a parte “Minhas Mensagens”. A alternativa vai permitir ainda acessar a correspondência digital mesmo que a carta física consiga ser entregue.

Conforme o presidente do INSS, Leonardo Rolim, a parceria com os Correios nos possibilitará uma comunicação efetiva com o beneficiário, especialmente com a disponibilização da carta em meio digital. Desta forma, o INSS espera receber com mais celeridade às documentações exigidas na carta de exigência, o que possibilitará uma resposta mais rápida ao cidadão e, consequentemente, a diminuição de possíveis fraudes e pagamentos indevidos”,.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes