Natal de aposentados não terá 13º salário; entenda a situação

Uma das medidas tomadas em razão da situação de calamidade pública, causada pela pandemia da Covid-19, foi a antecipação do 13º salário para aposentados.

Uma das medidas tomadas em razão da situação de calamidade pública, causada pela pandemia da Covid-19, foi a antecipação do 13º salário para aposentados. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagou a primeira parcela entre 24 de abril e 08 de maio, e a segunda entre, 25 de maio e 5 de junho.

O calendário de recebimento foi dividido conforme o número final do benefício. Ao passo que, primeiro receberam o aqueles que ganham até R$ 1045, valor equivalente à um salário mínimo. Nota-se que a primeira parcela foi igual a metade do benefício, e a segunda com o restante, com a possibilidade de haver desconto do imposto de renda.

Sendo assim, os beneficiários podem não contar no final do ano com o dinheiro da tradicional gratificação de natal, como é conhecido o décimo terceiro. Já que os valores foram antecipados e podem já ter sido gastos. Nota-se que, continuam recebendo normalmente os seus benefícios previdenciários.

Foi aprovado o décimo quarto salário?

Não está em curso o pagamento de um décimo quarto salário aos aposentados do INSS. Mas existe um projeto de lei que sugere o pagamento extra do benefício neste ano, por razão da crise atual.

Trata-se do Projeto de Lei 3.657/2020, apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS). Como medida para aquecer a economia e melhorar as vendas do comércio no final de 2020 e início de 2021. Caso seja aprovado o 14º salário do INSS será destinado à:

  • Aposentados;
  • Pensionistas por morte;
  • Segurados que recebem auxílio-doença, auxílio-reclusão ou auxílio-acidente.

Antecipação do 13º salário para aposentados nos próximos anos

De acordo decreto publicado no Diário Oficial da União no dia 1 de julho, ficou definido que a partir de 2021 todos os anos terão a antecipação do 13º salário para aposentados. Sendo assim, em 2021 e nos anos seguintes, o INSS pagará a primeira parcela em agosto e a segunda parcela em novembro. Antes disso, a antecipação do abono só poderia ser autorizada por meio de decreto presidencial.

Além dos aposentados, recebe o dinheiro o segurado que ganha auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes