Prova de vida do INSS permanecerá suspensa até o fim do ano

A prova de vida do INSS está suspensa desde março deste ano, por razão da pandemia do novo coronavírus.

A exigência da prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permanecerá suspensa até o fim do ano. Sendo assim, aposentados e pensionistas estão dispensados dessa obrigação e não terão seus pagamentos bloqueados.

A saber, a prova de vida do INSS está suspensa desde março deste ano, por razão da pandemia do novo coronavírus. Dessa forma, o segurado que não fez o procedimento entre março e dezembro deste ano, não terá o benefício bloqueado até janeiro de 2021. A Secretaria de Previdência do Ministério da Economia informou que publicará na segunda-feira (30), uma portaria com a prorrogação da medida.

Nota-se ainda que o recadastramento não está proibido. Caso queiram, os segurados podem realizar o procedimento. Ao passo que, alguns bancos dão orientações sobre horário especial para pessoas em grupo de risco da Covid-19.

Prova de vida do INSS

Sendo assim, a prova de vida do INSS é feita por aposentados e pensionistas , eles devem comparecer anualmente à agência bancária ou do INSS para comprovar que estão vivos e continuar recebendo os pagamentos.

A prova deve ser realizada no mês do aniversário do segurado. Na prática, o segurado deve ir até a agência bancária em que recebe o benefício e levar documento de identificação com foto, podendo ser: carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira de motorista. Em algumas instituições bancárias é possível fazer o procedimento em terminais eletrônicos com a leitura biométrica.

Além disso, é possível fazer a prova de vida do INSS pela internet. No entanto, isso é válido apenas para beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação de vida pode ser feita no site ou aplicativo Meu INSS, com anexação dos documentos necessários.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes