Prova de vida do INSS: proposta quer dispensar para quem tem biometria

Trata-se do PL 2466/20, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, e busca alteração na Lei Orgânica da Seguridade Social.

Um Projeto de Lei (PL) propõe a dispensa da realização da prova de vida do INSS para quem recebe benefícios nos bancos com uso da biometria. Atualmente aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social devem ir anualmente à agência bancária ou do INSS para comprovar que estão vivos e continuar recebendo os pagamentos.

Trata-se do PL 2466/20, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, e busca alteração na Lei Orgânica da Seguridade Social. Ademais, o texto também autoriza que o INSS a consulte a Receita Federal antes de suspender o pagamento.

De acordo com a Agência Câmara de Notícias, a autora da PL, deputada Norma Ayub (DEM-ES) disse: “Proponho que a prova de vida para o INSS seja feita pela instituição financeira no momento em que a pessoa recebe o benefício com o uso da impressão digital, o que comprova que ela está viva”.

Nota-se ainda que a proposta tramita em caráter conclusivo, que é quando não há necessidade passar por votação no Plenário para ser aprovado, passando apenas pelas comissões determinadas. Nesse caso, as comissões são as de Seguridade Social e Família, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça, e de Cidadania.

Prova de vida do INSS 2020

Devido a pandemia da Covid-19, a prova de vida do INSS foi suspensa entre março e novembro. Então, os segurados que precisam realizar o procedimento nesse período estão dispensados e não terão o pagamento bloqueado.

A partir de dezembro a prova de vida do INSS volta a valer. Na prática, o segurado deve ir até a agência bancária em que recebe o benefício e levar documento de identificação com foto, podendo ser: carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira de motorista. As regras e horários são informadas pelo banco. A saber, em algumas instituições bancárias é possível fazer a prova de vida em terminais eletrônicos com a leitura biométrica.

O segurado que está doente ou com dificuldade de locomoção pode cadastrar um representante legal para ir até a agência. Essa solicitação é feita pelo site ou aplicativo Meu INSS. Por fim, quem deixa de realizar esse procedimento pode ter o benefício bloqueado.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes