Saiba como acessar aplicativo Meu INSS e solicitar serviços online

Na plataforma Meu INSS, o segurado do órgão consegue acessar mais de 90 serviços pelo celular, sem a necessidade de ir até uma agência.

Na plataforma Meu INSS, o segurado do órgão consegue acessar mais de 90 serviços pelo celular, sem a necessidade de ir até uma agência. Está disponível em site e também em aplicativo. Entenda como entrar e como usar a ferramenta.

Como acessar a plataforma do Meu INSS?

A plataforma Meu INSS pode ser acessada através de site ou aplicativo, ambas as opções podem ser feitas pelo próprio celular do segurado. O endereço do site é: gov.br/meuinss. Então, basta ter um aparelho com internet para entrar. Além disso, para baixar a plataforma, basta procurar por “Meu INSS” na loja de aplicativos do celular e clicar na opção de baixar.

Como fazer o cadastro no Meu INSS?

O próximo passo para usar o aplicativo é efetuar um cadastro. O mesmo deve ser feito no portal Gov.br, plataforma que unifica os canais digitais do governo federal. Para esse processo é preciso informar o CPF, nome completo e data de nascimento. Bem como, responder a perguntas sobre inscrição no INSS.

Para finalizar, a orientação é criar uma senha de no mínimo oito dígitos para conseguir efetuar login no Meu INSS. Além disso, também há a opção de adquirir uma senha provisória no internet banking de instituições bancárias autorizadas. São elas: Banco do Brasil, Banese, Banrisul, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicoob.

Como usar aplicativo?

Então, depois de efetuar o cadastro, o segurado pode fazer o login no Meu INSS e solicitar os serviços que desejar. Na tela inicial, há sugestões de alguns itens e para acessá-los, basta clicar sobre eles e seguir as orientações seguintes. É possível, por exemplo, ver o calendário de pagamentos de benefícios e marcar perícia médica.

Serviços online da Previdência Social

Há variados tipos de serviços que podem ser feitos de maneira online, pelo site ou aplicativo Meu INSS. Dentre eles, extratos e solicitação de benefícios. Confira:

  • Perícias médicas: no aplicativo é possível agendar e acompanhar o resultado do procedimento.
  • Benefícios: o segurado pode dar entrada nos benefícios do INSS através do aplicativo, tens como , salário-maternidade, aposentadoria por idade e por tempo de contribuição, podem ter concessão de maneira automática, sem a necessidade de ir até agência.
  • Extratos: na plataforma é possível tirar diferentes extratos, dentre eles o Extrato de Pagamento, Extrato Previdenciário (CNIS), Empréstimos Consignados e Extrato para Imposto de Renda.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes