Confira como sacar o dinheiro do INSS e dicas para receber o benefício

Segurado pode sacar dinheiro com o cartão magnético e a senha cadastrada, e pode solicitar ao banco a transferência de pagamentos para a conta corrente

Receber os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social pode ser uma das dúvidas dos segurados.  Ao solicitar o benefício e ter a aprovação, os aposentados e pensionistas do INSS recebem em casa um cartão magnético que não é vinculado a nenhuma conta. Entenda como sacar o dinheiro do INSS:

 

Como sacar os benefícios do INSS?

Com o cartão magnético, o beneficiário realizará o saque do dinheiro do seu benefício em qualquer lotérica, terminais de autoatendimento, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa Econômica Federal. Em resumo, o saque pode ser feito ao utilizar a senha cadastrada. Portanto, para sacar o benefício do INSS, o segurado deve se dirigir a uma Agência Caixa com os documentos necessários e o cartão magnético da Previdência Social, e quem não puder comparecer deve nomear um procurador autorizado pelo posto do INSS para efetuar o saque. Os documentos são:

  • Documento oficial de identificação com foto
  • Número do benefício

 

Como receber os valores em conta corrente?

O segurado também pode receber o benefício em sua conta. Para isso, ele deve solicitar na agência bancária que faça a transferência do recebimento do benefício na sua conta pessoal. Entretanto, é possível que tenha que arcar com o pagamento de taxas, como a de manutenção e movimentação da conta.

 

Como funciona o pagamento do INSS?

Os pagamentos acontecem de acordo com o calendário definido pela Caixa Econômica, que segue de acordo com o número do benefício e a quantidade de salários mínimos recebidos. Assim, a prioridade é de quem recebe até um salário mínimo. Após o depósito para os grupos prioritários, o instituto paga o segundo que consiste naqueles que recebem benefícios maiores que um salário mínimo. O pagamento acontece para dois tipos de segurados por dia.

 

Qual o prazo para sacar o benefício do INSS?

Segundo a Caixa Econômica Federal, então, existe um prazo para os beneficiários retirarem os pagamentos e sacar os valores do INSS. São 60 dias para retirar o dinheiro nas agências bancárias do país, e a contagem começa a valer na data em que for realizado o pagamento do benefício.

 

Calendário INSS 2021

Calendário inss 2021
Foto: reprodução

De acordo com o INSS, o calendário de pagamentos do INSS 2021 foi feito da mesma forma que nos anos anteriores. Também é possível consultar essas datas no site ou aplicativo Meu INSS. Assim como verificar os valores dos benefícios devidos. Portanto, é preciso fazer login na plataforma. É possível ainda baixar o calendário do INSS de 2020, ao clicar em “Calendário de Pagamento” na página inicial.

 

Onde encontrar o número final?

Para saber o dia correto do pagamento, conforme o calendário do INSS de 2021, o segurado deve saber o número do benefício. Cada benefício é composto por uma numeração única, e segue o padrão de 10 dígitos no formato “999.999.999-9”. O número para consultar o pagamento deve ser o último, assim desconsiderando o dígito.

 

Leia também:

Saiba como consultar sua situação no auxílio emergencial 2021

Saiba como consultar aprovação de benefício do INSS

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes