Margem de 5 por cento do INSS foi aprovada? Confira as últimas notícias

Essa margem está relacionada ao percentual máximo da renda que o segurado pode utilizar para pagar seus empréstimos

Um novo aumento da margem para a contratação de empréstimo consignado voltado aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode ser liberado em 2022 com o andamento do projeto de lei 4367/2021. Diante disso, veja se a margem de 5 por cento do INSS foi aprovada e tudo o que se sabe sobre esse novo aumento. 

Foi aprovada a margem de 5 por cento do INSS? 

A margem de 5 por cento do INSS ainda tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados, ou seja, precisa ser votado pelas comissões designadas para analisá-lo.

Atualmente, o projeto que se encontra aguardando a designação de relator na Comissão de Seguridade Social e Família, ainda precisará passar pela análise das Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Portanto, a margem de 5 por cento do INSS ainda não foi aprovada de forma definitiva. Depois desse procedimento, o PL precisa ser sancionado pela presidência para que a margem de 5 por cento do INSS seja aprovada e esteja disponível aos segurados. 

O empréstimo consignado se trata de uma modalidade de crédito, cujo valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento do segurado. Mas existe um limite máximo de desconto que é a margem consignável. 

Em 2020, para minimizar os problemas financeiros causados pela pandemia, o governo decidiu aumentar essa margem em 5%, o que fez com que a margem consignável atingisse 40% como forma de amparar os grupos mais vulneráveis, que se tratam dos aposentados e pensionistas do INSS. 

Esse percentual máximo para a contratação de operações de crédito com desconto automático em folha de pagamento foi regulamentado pela Medida Provisória 1006/20 e valeu até dezembro de 2021. Preocupado com os efeitos econômicos e sociais decorrentes da pandemia, o deputado Ricardo Silva (PSB-SP) propôs que esse aumento continue válido em 2022.

O que mudará com o aumento de margem consignável?

Desde janeiro, as novas contratações, renovações e portabilidades dos aposentados ou pensionistas do INSS obedecem o limite de comprometimento de 30% dos rendimentos para a contratação de crédito consignado e os outros 5% para uso com cartão de crédito consignado.

A porcentagem total é descontada direto da folha de pagamento do segurado. Se for aprovado a margem de 5 por cento do INSS, o limite de empréstimo passará a ser 35% e o restante será mantido para o cartão de crédito, totalizando a margem de 40% assim como nos anos anteriores. 

Esse aumento amplia a chance de aposentados e pensionistas do INSS obterem empréstimo com juros mais baixos, assim poderá ainda ter acesso à crédito ou acessar valores maiores.

LEIA TAMBÉM

Confira como sacar benefício do INSS e 5 regras

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes