Confira passo a passo de como cancelar inscrição MEI

É possível cancelar o CNPJ do MEI acessando o Portal Empreendedor, que está integrado ao portal Gov.br.

Para o microempreendedor individual (MEI) que deixou de realizar suas atividades como autônomo ou que deseja fechar o seu negócio, é possível fazer a baixa do CNPJ de maneira online e gratuita. Nota-se ainda, que ao cancelar a inscrição MEI, também ocorre o cancelamento de licenças e alvarás concedidos.

A baixa pode ser feita pelo Portal Empreendedor, e o empresário deve ficar atento a pendências de suas obrigações na categoria.

Passo a passo para cancelar o MEI

Então, é possível cancelar o CNPJ do MEI acessando o Portal Empreendedor, que está integrado ao portal Gov.br. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o Portal do Empreendedor;
  2. Vá até a aba “Já sou MEI”;
  3. Em seguida, clique em “Baixa de MEI”;
  4. Aperte no item “Solicitar baixa”;
  5. Acesse sua conta no Gov.br, informando do número de CPF e a senha cadastrada;
  6. Depois, informe o código de acesso do Simples Nacional, caso não se lembre é possível gerar um novo código;
  7. Revise o formulário
  8. Preencha a declaração de baixa;
  9. Para finalizar o procedimento, emita Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) de baixa, que vai aparecer após a confirmação das etapas.

A etapa para preenchimento do formulário de solicitação de baixa deve durar de um a três minutos. Ademais, depois desse passo a passo, é preciso ainda quitar débitos da categoria e fazer a Declaração Anual do Simples Nacional - Situação Especial.

Pagamento de débitos do MEI

Mesmo depois de cancelar o MEI, o microempreendedor deve pagar as suas pendências com as atividades. Para verificar se há ou não débitos, a orientação é acessar o site da Receita Federal, na seção de PGMEI e informar o número do CNPJ.

No menu de “Consulta Extrato/Pendências”, será possível verificar os extratos dos pagamentos mensais feitos através da guia DAS, bem como pendências relativas à entrega da declaração anual e ao atraso no recolhimento de parcelamento.

O microempreendedor deve pagar todos os meses uma contribuição mensal. Trata-se da guia DAS que une os tributos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e/ou Serviços (ICMS) e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

Essa guia deve ser paga até o dia 20 de cada mês enquanto o CNPJ do MEI estiver ativo. Em casos de atraso, o empreendedor deve arcar com multa e juros. A multa é de 0,33% por dia de atraso, ficando limitada a 20%. Ao passo que, os juros são calculados de acordo com a taxa Selic e de 1% relativo ao mês em que o pagamento for realizado. Depois de cancelar o MEI, essas dívidas podem ser lançadas ao CPF do empreendedor.

Faça a declaração de extinção após cancelar o MEI

Após cancelar a inscrição MEI, é preciso ainda fazer a DASN-SIMEI Situação Especial (extinção), que equivale a informações de faturamento do período do ano em houve a baixa do CNPJ do MEI. Sendo assim, se o cancelamento foi feito em 2020, a declaração deve ser ao período de atividade neste ano, sendo entregue no ano de 2021.

Veja os prazos para entrega:

  • Até o último dia do mês de junho, caso o cancelamento ocorra entre janeiro e abril de cada ano;
  • Até o último dia do mês seguinte ao cancelamento, caso a baixa ocorra entre maio e dezembro de cada ano.​

É possível abrir novo MEI gratuitamente

O processo de cancelar a inscrição MEI é permanente e não pode ser revertido. Ou seja, o empreendedor não consegue recuperar o CNPJ cancelado. No entanto, caso haja interesse em abrir um novo cadastro como microempreendedor individual, o processo continua gratuito como o da primeira vez. Basta acessar o Portal do Empreendedor, clicar em “Quero ser MEI”, depois em “Formalize-se” e preencher os dados solicitados.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes