O que acontece agora que a PEC Emergencial 2021 foi aprovada?

O Senado Federal aprovou o texto da PEC Emergencial 2021 nesta quinta-feira (04/03/2021). Agora, a Câmara dos Deputados irá analisar a proposta responsável pela volta do auxílio emergencial.

O Senado Federal aprovou o texto da PEC Emergencial de 2021 na quinta-feira, 4 de março. Agora, a proposta de emenda que garante a volta do auxílio emergencial para os brasileiros será analisada e votada pelos deputados da Câmara. A PEC foi aprovada em 2º turno, após esforços do governo para garantir que a despesa  descumpra o teto de gastos federais.

O que é a PEC Emergencial 2021?

Imagem mostra o presidente jair bolsonaro acompanhado de rodrigo pacheco e arthur lira
(brasília - df, 03/02/2021) presidente da república, jair bolsonaro durante coletiva de imprensa. Foto: marcos corrêa/pr
A sigla PEC se refere à Proposta de Emenda à Constituição, ou seja, uma atualização na constituição federal. No caso da PEC Emergencial 2021, se trata do benefício para brasileiros e brasileiras devido à crise econômica estabelecida pela pandemia do novo coronavírus. Em 2020, também fora aprovada uma PEC Emergencial para garantir a ajuda à população. 
O texto-base da PEC Emergencial 2021 prevê todos os protocolos de contenção de despesas públicas e u que deverão ser seguidos, e também medidas que podem ser adotadas em caso de descumprimento do teto de gastos, regra que limita o aumento dos gastos da União à inflação do ano anterior.

O que acontece agora que a PEC Emergencial 2021 foi aprovada?

Agora que passou pelo Senado, a PEC Emergencial 2021 será encaminhada para a Câmara dos Deputados. Lá, a maioria dos deputados deve votar a favor para que ela possa ser encaminhada. A votação acontece em dois turnos, assim como no Senado. Caso a maioria dos deputados decida que a PEC deve passar por alterações, ele volta ao Senado para nova votação.

De acordo com o segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a maioria dos líderes já concordou que a aprovação da PEC Emergencial 2021 deve ser acelerada para que a primeira parcela do auxílio emergencial já caia na conta dos brasileiros beneficiários ainda neste mês de março.  A PEC deve ser votada diretamente no plenário, sem passar por comissões.

Qual o valor do novo auxílio emergencial?

O novo auxílio emergencial será no valor de R$ 250 pagos em quatro parcelas mensais. A informação foi confirmada pelo próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na ocasião, Bolsonaro ainda comentou sobre as críticas em relação a quantia, e afirmou: “Alguns reclamam: é muito pouco. Meu Deus do céu, alguém sabe quanto custa isso para todos vocês brasileiros? O nome é ‘auxílio’, não é aposentadoria”.

Quando vai sair a primeira parcela?

Ainda não há uma data definida, mas o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que  primeira parcela do auxílio de 2021 deve ser paga ainda neste mês de março. Através da sua conta do Twitter, Arthur Lira informou que a maioria dos líderes da Câmara manifestaram apoio à tramitação especial da PEC Emergencial 2021, para que o pagamento seja pago ainda em março.

Quem vai poder receber?

O auxílio emergencial será mais enxuto. Além do valor, menos pessoas vão poder receber o auxílio. O Governo prevê um pente-fino para quem recebeu a ajuda em 2020. Somente quem se cadastrou no auxílio emergencial do ano passado poderá, ou não, receber o auxílio em 2021.

O governo deve selecionar os novos beneficiários com os dados disponibilizados anteriormente, cruzando também com outros cadastros em serviços públicos, como o Imposto de renda, INSS, MEI, CNIS, CAGED, entre outros. Quem deve passar pelo pente-fino do auxílio emergencial 2021:

  • Servidores públicos;
  • Aposentado;
  • Pensionista;
  • Quem recebe BPC;
  • Quem recebe seguro-desemprego;
  • Pessoas com vínculo empregatício ativo.
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes