Economia

PIS/Pasep não foi pago? Saiba quando irá receber o abono atrasado

Trabalhadores que não tiveram o PIS/Pasep pago devem esperar pelo segundo lote, liberado em dezembro

Dentre as medidas emergenciais lançadas pelo Ministério da Economia, em decorrência dos efeitos da pandemia de covid-19, a antecipação do pagamento do abono salarial 2019/2020. Desde julho, 8,4 milhões de trabalhadores já receberam o benefício. Entretanto, alguns trabalhadores não tiveram o PIS/Pasep pago, e devem esperar pelo segundo lote.

 

Pagamentos atrasados em dezembro

O segundo lote de pagamentos deve incluir todos os trabalhadores que não tiveram o PIS/Pasep pago e ficaram de fora do primeiro. Assim, as empresas tiveram até o dia 30 de setembro para regularizar as informações dos trabalhadores, que estão sendo processadas. Em suma, os registros são elaborados entre o trabalhador e RH da empresa, que envia os relatórios. Portanto, o atraso é o que ocasiona os problemas para receber o abono salarial.

Os pagamentos aos empregados com direito ao abono salarial e não receberam terão início em dezembro. Dessa forma os trabalhadores com direito ao PIS que nasceram entre julho e dezembro receberão o benefício e os demais seguem a regra do calendário.

 

Calendário de pagamentos do PIS/Pasep

Quem ficou com o abono salarial PIS/Pasep não pago deve ficar atento ao calendário. Os trabalhadores com direito ao PIS que nasceram entre julho e dezembro receberão o benefício em dezembro, pela Caixa. Portanto, os demais seguem a regra do calendário:

  • Nascidos em janeiro receberão a partir de 19 de janeiro de 2021 até 30 de junho de 2021;
  • Nascidos em fevereiro receberão a partir de 19 de janeiro de 2021 até 30 de junho de 2021;
  • Aqueles nascidos em março receberão a partir de 11 de fevereiro de 2021 até 30 de junho de 2021;
  • Nascidos em abril receberão a partir de 11 de fevereiro de 2021 até 30 de junho de 2021;
  • Nascidos em maio receberão a partir de 17 de março de 2021 até 30 de junho de 2021;
  • Aqueles nascidos em junho receberão a partir de 17 de março de 2021 até 30 de junho de 2021.

Já os trabalhadores com direito ao Pasep com inscrições finais "0", "1", "2", "3" e "4" e que não foram pagos receberão em dezembro, pelo Banco do Brasil. Assim, os demais seguem o calendário:

  • Número final de inscrição 5: receberão a partir de 19 de janeiro de 2021;
  • Final de inscrição 6 e 7: receberão a partir de 13 de fevereiro de 2021;
  • Final de inscrição 8 e 9: receberão a partir de 17 de março de 2021.

 

O que é abono salarial?

O abono salarial é um benefício concedido ao segurado anualmente pela carteira de trabalho. Assim, tem direito aqueles registrados na CLT por, no mínimo, 30 dias e com a documentação atualizada no cadastro federal. Para saber quando irá receber, portanto, o trabalhador deve se guiar pelo calendário organizado segundo as datas de aniversário.

O valor do abono deve variar conforme a soma do período trabalhado. Assim, quanto maior o tempo trabalhado, maior o valor. Assim, tem direito aos R$ 1.045 (ou valor do salário mínimo no ano decorrente), o valor total, aqueles que exerceram suas atividades por todos os 12 meses. Todos os anos é feito o pagamento do segundo lote para os trabalhadores que tiveram o PIS/Pasep não pago.

 

Leia também:

Como consultar saldo do Pis/Pasep pela internet? Veja passo a passo

Saque PIS/Pasep 2020: veja quais são os documentos necessários

Última modificação em 28/07/2022 16:23

Ver Comentários

  • Era pra mim pegar em novembro e nada ainda será que pego em dezembro??

Compartilhe