PIX terá transações gratuitas para MEIs e pessoas físicas; veja exceções

O pagamento instantâneo será gratuito para recebimentos e envio de recursos. Contudo, a resolução publicada pelo BC prevê normas exclusivas.

O Pix é um novo serviço para transações eletrônicas. O pagamento instantâneo será gratuito para pessoas físicas e microempreendedores individuais, os MEIs. Sendo assim, será possível enviar e receber transferências, além de compras por aplicativo de banco.

A gratuidade, conforme a resolução BCB nº19/2020, não atende pessoas jurídicas, isto é, empresas, tampouco instituições financeiras. Dessa forma, aqueles que disponibilizarem o Pix poderão comprar tarifas, tanto do cliente pagador quanto do recebedor, assim como as outras modalidades de transferência, a saber, TED e DOC.

Além disso, a nota do Banco Central aponta que "poderão ser cobradas tarifas pela prestação de serviços agregados à transação de pagamento", a fim de facilitar o surgimento de novos modelos de negócio.

Exceções da gratuidade do Pix

Segundo a nota do Banco Central, pessoas físicas e MEIs só pagarão tarifas em dois casos:
  • Recebimento de recursos via Pix para pagamento de venda de produto ou de serviço prestado;
  • Uso de canais presenciais ou de telefonia para realizar um Pix, quando os meios eletrônicos estiverem disponíveis.

Em resumo, o cidadão poderá enviar enviar e receber por transferências gratuitas, desde que o mesmo recurso não seja para uma outro pagamento.

Prestação de Serviços

Ainda a resolução nº 19/2020 estabelece algumas normas para a demonstração do valor da tarifa cobrada. Sendo assim, o cliente deverá ter informação sobre o valor sempre, assim que houver prestação de serviços de qualquer fim.

Dessa maneira, a tarifa deve estar no comprovante do envio e do recebimento pelo Pix; nos extratos da conta de depósitos e da conta de pagamento, bem como no extrato anual. Também, deve constar no demonstrativo de utilização do serviço. Além disso, o valor da transferência por âmbito do Pix deve aparecer em tabela de tarifas de serviços prestados no sítio eletrônico da instituição na internet e em demais canais eletrônicos.

Tabela sobre tarifas do pix
Foto:reprodução/banco central

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como receber e pagar pelo Pix

Os pagamentos instantâneos acontecerão 24 horas por dia, sete dias por semana. Essa é a principal vantagem do Pix em relação a outras modalidades de transferência.

Sendo assim, o Banco Central aposta que o Pix seja "fácil, simples, intuitiva e rápida quanto realizar um pagamento com dinheiro em espécie".

Para isso, as transferências virtuais poderão ser realizadas de três formas diferentes:

  1. utilização de chaves ou apelidos para a identificação da conta transacional, como o número do telefone celular, o CPF, o CNPJ ou um endereço de e-mail;
  2.  QR Code, estático ou dinâmico;
  3. tecnologias que permitam a troca de informações por aproximação, como a tecnologia near-field communication (NFC).

Desse modo, usar o  Pix é mais fácil em comparação ao TED e DOC. Que necessitam de dados como: número da conta e da agência, CPF ou CNPJ do recebedor. Bem como, funcionam em horários limitados e normalmente com taxas acima de R$ 10.

 

Quando será liberado o Pix

O pagamento instantâneo estará disponível a partir de 16 de novembro. Sendo assim, as instituições financeiras já estão criando listas de clientes para a adesão da modalidade de transferência bancária, gratuita para MEIs e pessoas físicas.

Por fim, os correntistas já podem aderir contatando a instituição financeira de qual é cliente e ter acesso à nova forma de fazer transferências bancárias a partir de novembro de 2020.

Através da Banco Central
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes