O que é uma poupança social digital e como funciona [Caixa Tem]?

Essa poupança simplificada é voltada para cidadãos que recebem benefícios de programas sociais do governo.

Os beneficiários do auxílio emergencial recebem suas parcelas por meio de depósito em poupança social digital, um tipo de conta sem tarifas que pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem. Pagamentos de outros benefícios sociais também ocorrem por meio dessa plataforma. Confira então quais os limites de movimentação e como acessar essa conta para usar o dinheiro do auxílio.

O que é uma conta poupança social digital?

A poupança social digital da Caixa Econômica Federal se trata de uma poupança simplificada que é voltada para cidadãos que recebem benefícios de programas sociais do governo. Seu limite mensal de créditos é de R$ 5 mil e a movimentação do dinheiro pode ser realizada por meio do aplicativo Caixa Tem.

Em caso da conta receber mais do que R$ 5 mil no mês, ocorrerá o bloqueio. Ao passo que, o cidadão tem a opção de mudar para a modalidade de poupança digital, que não tem limites de saldo.

Nota-se ainda que a poupança social digital não tem tarifa mensal e o usuário consegue usar os seguintes serviços gratuitos:

  • Até dois saques sem cartão por mês em caixa eletrônico, unidade lotérica ou Correspondente Caixa Aqui;
  • Até três transferências por mês, para contas de outros bancos;
  • Transferências ilimitadas para contas da Caixa;
  • Transferências e recebimentos ilimitados via Pix.

No caso das movimentações passarem desses limites de serviços básicos, há cobrança de tarifas. Além disso, o cidadão consegue fazer consultas de sua conta digital pode meio de canais disponibilizados pela Caixa.

Veja a regra para quem perdeu o prazo para sacar o auxílio emergencial

Para que serve?

A poupança social digital serve para pagamento de benefícios sociais custeados pela União, estados e municípios. Desse modo, as contas são abertas de forma automática em nome dos beneficiários. Essas regras estão previstas na Lei 14.075/2020, de 22 de outubro de 2020.

Essa conta foi usada no ano passado para crédito do auxílio emergencial, ao passo que na nova rodada do benefício, que começou em 06 de abril de 2021, ela se mantém como o meio de receber o dinheiro.

A conta foi usada também para o pagamento do FGTS emergencial, que ocorreu em 2020 e liberou até um salário mínimo para trabalhadores com contas ativas e inativas com saldo do fundo. Outro exemplo de uso é para o pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS).

Como acessar a poupança social digital?

Para acessar sua poupança social digital e pegar o dinheiro do auxílio emergencial ou de outro benefício, o cidadão deve primeiro baixar o aplicativo Caixa Tem.

Com o aplicativo no celular, basta apertar nele e depois clicar no botão laranja escrito “Entrar”. O próximo passo é fazer login com CPF e senha, a qual pode ser a mesma usada no ano passado para acessar o auxílio emergencial. Ao fazer isso já será possível consultar a conta digital da Caixa.

Aplicativo caixa tem
Aplicativo caixa tem

Nas situações de primeiro acesso, é necessário clicar em “Cadastre-se” e preencher o formulário solicitado.

Sendo assim, o cidadão pode conferir o calendário do auxílio emergencial a fim de verificar para que dia está previsto o pagamento de seu benefício, e após isso acessar o aplicativo Caixa Tem para ver o saldo e usar o dinheiro.

Como saber o número da conta da Caixa pelo CPF?

Ao fazer login no aplicativo Caixa Tem com o CPF e a senha cadastrada, o cidadão acessa a sua conta digital do banco. Na parte superior da tela fica descrito o número da conta, logo acima de “Conta Social Digital”. Do lado do número da conta, é possível conferir também o saldo disponível. Ao passo que, ao clicar na opção de “Extrato”, o usuário consegue ver como usou o dinheiro no mês em questão e em meses anteriores, seja realizando transferências, compras online ou pagamentos de contas domésticas, por exemplo.

Como funciona o cadastro do novo auxílio emergencial

Como movimentar o dinheiro do auxílio emergencial?

Além da possibilidade de acessar a poupança social digital por meio do aplicativo Caixa Tem, nesta plataforma o beneficiário do auxílio emergencial consegue também usar o dinheiro recebido de diferentes formas.

Estão disponíveis serviços de pagamentos de boletos, transferências e transações com utilização do Cartão de Débito Virtual , bem como geração de código para o saque sem cartão.

Para pagamentos e transferências com o Pix, basta clicar na opção “Pix”. Já para pagamentos de boletos e contas domésticas, o beneficiário deve clicar em “Pagar suas contas”, e desse modo usar a câmera do celular para leitura do código de barras, ou ainda digitar esse código.

Caso a intenção seja fazer compras em sites ou aplicativos, a orientação é clicar em "Cartão de Débito Virtual” , e gerar um código que deverá ser informado no momento da compra online. Ademais, para gerar o código para conseguir sacar o dinheiro sem o uso de cartão, o cidadão deve apertar na funcionalidade de “Saque sem Cartão”.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes