Pronampe 2023 tem prorrogação de prazo; veja quem pode pedir

Veja o que mudou no Pronampe 2023: quais são os prazos, os benefícios e as novas oportunidades para micro e pequenas empresas brasileiras

O Pronampe 2023 surge com novidades importantes para micro e pequenas empresas brasileiras, oferecendo novos prazos e condições de crédito para, de acordo com o Governo, fortalecer a economia nacional. A seguir, você conhece os principais aspectos do programa, incluindo seu funcionamento, prazos de pagamento e critérios de elegibilidade, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionar a Lei 14.554/2023 na última quinta-feira, 20 de abril.

O que é o Pronampe?

O Pronampe (sigla para Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) é uma iniciativa governamental lançada em 2020, com o objetivo inicial de oferecer crédito facilitado e atrativo para micro e pequenos negócios impactados pela pandemia da covid-19.

Por isso, sua principal finalidade é apoiar e fortalecer o segmento empresarial de menor porte no Brasil, garantindo recursos financeiros para alavancar suas atividades e fomentar a economia nacional. O Pronampe disponibiliza empréstimos com condições favoráveis, como taxas de juros reduzidas, limitadas a 6% ao mês acrescido da taxa Selic (juros básicos da economia).

Prazo de pagamento do Pronampe 2023

Dentre as principais alterações instituídas pela Lei 14.554/2023, destaca-se a ampliação do prazo de pagamento dos empréstimos, que passou de quatro para 6 anos, conferindo um total de 72 meses para os empresários quitarem suas dívidas. Além disso, as empresas agora contam com uma carência mínima de 12 meses para efetuar o pagamento da primeira parcela do empréstimo, o que pode facilitar o planejamento financeiro e a gestão dos recursos.

Leia também: Quem é MEI pode receber Bolsa Família em 2023?

Quem pode pedir Pronampe?

Podem se beneficiar do Pronampe 2023 as microempresas, com faturamento anual de até R$ 360 mil, e as empresas de pequeno porte, que apresentem faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. Esses negócios, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, representam cerca de 99% das 20 milhões de empresas existentes no Brasil e são responsáveis por 62% dos empregos e 27% do Produto Interno Bruto (PIB).

Como pedir Pronampe?

Para solicitar o crédito no Pronampe 2023, os interessados devem apresentar um plano de investimento detalhado, demonstrando como os recursos serão empregados no empreendimento. Vale lembrar que o empréstimo pode corresponder a até 30% do faturamento anual da empresa e pode ser destinado à aquisição de equipamentos, mercadorias, reformas e despesas operacionais, porém, não é permitido utilizar a linha de crédito para distribuição de lucros. O passo a passo detalhado para solicitar a participação depende do banco escolhido.

Entenda como funciona o Pronampe 2023

Em 2023, o Pronampe apresenta um funcionamento renovado e adaptado às necessidades das microempresas e empresas de pequeno porte. Agora, ele opera de acordo com a Lei 14.554/2023, que introduziu mudanças significativas em seu funcionamento. Dentre as principais alterações, destaca-se a ampliação do prazo de pagamento dos empréstimos, que explicamos logo acima.

Já ao que se refere às taxas de juros, o Pronampe 2023 mantém a limitação em 6% ao mês acrescido da taxa Selic. Além disso, o programa conta com o respaldo do Fundo Garantidor de Operações (FGO), que pode ajudar na cobertura de eventuais inadimplências e possibilita a contratação de créditos com prazos menores.

A Lei 14.554, que rege o Pronampe 2023, também traz medidas importantes relacionadas aos fundos constitucionais do Nordeste (FNE), Centro-Oeste (FCO) e Norte (FNO). A legislação estende por mais um ano o prazo para que empresas possam solicitar a renegociação de empréstimos concedidos no âmbito desses fundos. Essa medida visa oferecer maior flexibilidade e apoio financeiro às empresas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social dessas regiões.

Além disso, a Lei 14.554 aborda a taxa de remuneração do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Segundo a Agência Senado, a nova legislação estabelece o retorno da Taxa Referencial (TR) como índice de remuneração dos recursos do fundo utilizados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A TR, que acumulou 1,78% nos últimos 12 meses, passa a ser aplicada tanto para empréstimos reembolsáveis quanto para os não-reembolsáveis gerenciados pela Finep. Anteriormente, era utilizada a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que está em 7,37% ao ano.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes