Com novas datas, o auxílio emergencial vai até dezembro?

Diante da crise financeira e sanitária, muitos beneficiários estão na expectativa de que haja mais uma renovação do auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal (CEF) e o governo adicionam mais três parcela ao Auxílio Emergencial 2021. Agora existe a expectativa de que o calendário de pagamentos do programa se estenda até dezembro, como aconteceu no ano passado. O benefício foi criado em 2020 para socorrer trabalhadores autônomos e desempregados afetados pela pandemia, então veja se o o auxílio emergencial vai até dezembro.

 

O auxílio emergencial vai até dezembro?

Até o momento não há qualquer indicação de que haverá uma nova extensão do auxílio emergencial 2021. Ou seja, o ciclo de pagamentos deve ser encerrado em novembro.

Apesar disso, nas últimas semanas a prorrogação chegou a ser tratada nos bastidores do governo, segundo apurou o Estadão/Broadcast. 

Mas para isso acontecer, seria necessário abrir um crédito extraordinário para garantir os novos pagamentos. No entanto, a equipe econômica mantém seu posicionamento de que não será necessário prorrogar o auxílio emergencial, visto que até outubro se espera que toda população adulta brasileira tenha recebido ao menos a primeira dose do imunizante.

Isso permitirá a retomada da economia, segundo o ministro Paulo Guedes. Ele também afirma que não existem fundamentos jurídicos para que seja editada novamente uma Medida Provisória, pois, há uma tendência de redução nos registros de casos confirmados e de óbitos para a covid-19. 

Calendário da última parcela do auxílio emergencial

O último pagamento do auxílio emergencial será depositado no mês de outubro para todos os beneficiários. Essa rodada de pagamentos finalizará no dia 31. Mas é importante ressaltar que o calendário somente será finalizado após a liberação dos saques para o público geral, o que acontecerá entre os dias 1º e 19 de novembro. Confira: 

Recebem no dia 18 de outubro:

NIS com final 1

Recebem no dia 19 de outubro:

NIS com final 2

Recebem no dia 20 de outubro:

NIS com final 3

Nascidos em janeiro

Recebem no dia 21 de outubro:

NIS com final 4

Nascidos em fevereiro

Recebem no dia 22 de outubro:

NIS com final 5

Nascidos em março

Recebem no dia 23 de outubro:

Nascidos em abril

Nascidos em maio

Recebem no dia 25 de outubro:

NIS com final 6

Recebem no dia 26 de outubro:

NIS com final 7

Nascidos em junho

Recebem no dia 27 de outubro:

NIS com final 8

Nascidos em julho

Recebem no dia 28 de outubro:

NIS com final 9

nascidos em agosto

Recebem no dia 29 de outubro:

NIS com final 0: 29 de outubro

Nascidos em setembro

Recebem no dia 30 de outubro:

Nascidos em outubro e novembro

Recebem no dia 31 de outubro

Nascidos em dezembro

O que acontece quando o auxílio acabar?

As famílias que dependem financeiramente do auxílio emergencial já começam a enfrentar as incertezas com a proximidade do fim do benefício. Neste sentido, o governo continua trabalhando para viabilizar o novo programa social que garantirá repasses mensais no chamado “pós-auxílio emergencial”.

A iniciativa se trata do Auxílio Brasil, que será lançado em novembro e irá substituir o Bolsa Família. A previsão é de que esse benefício comece a ser pago assim que for finalizada a última parcela do auxílio emergencial, ou seja, a 7ª parcela. O programa ainda não tem um valor mensal definido, mas poderá ser 50% maior que o benefício pago atualmente, que possui a média de R$ 192. 

Quem recebe o auxílio emergencial vai receber o auxílio do Brasil?

Auxílio emergencial
Foto: agência brasil/reprodução

O novo auxílio tem como objetivo atender maior número de famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, no entanto, não será recebido por todos que atualmente têm direito ao auxílio emergencial.

Ainda há poucos detalhes sobre a seleção dos participantes do novo programa, mas dentre os critérios previstos na Medida Provisória nº 1.061 que regulamenta o Auxílio Brasil, está a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).

Portanto, poderão participar as famílias em situação de extrema pobreza e as famílias em situação de pobreza se possuírem em sua composição, gestantes ou pessoas com idade até 21 incompletos. Todos os detalhes do novo programa serão conhecidos após o fim das tramitação da MP que está sendo analisada pelo Congresso Nacional. 

LEIA TAMBÉM:

Até que mês vai o auxílio emergencial 2021?

Calendário Auxílio Emergencial 2021: quando cai as parcelas 6 e 7?

 

Você pode gostar também
2 Comentários
  1. Avatar de amilton josé batista
    Amilton José batista Diz

    Que vergonha nossos governantes brigando pra dar uma misgalha pro povo e esse Brasil rico aí eu pergunto senhor Bolsonaro KD aquele dinheiro que aqueles ladrões roubaram KD

  2. Avatar de amilton josé batista
    Amilton José batista Diz

    Pq falo a verdade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes