Quinto dia útil de março de 2024: veja o calendário

Empregador que não fizer o pagamento dentro da data estipulada pode pagar multa

No Brasil, o quinto dia útil de cada mês é a data oficial de pagamento do salário dos trabalhadores em grande parte das empresas e repartições públicas. No entanto, nem sempre isso corresponde ao dia 5. Veja que dia o salário vai cair no mês de março de 2024.

>> quinto dia útil de maio 2024

Quando é o quinto dia útil de março 2024

Em março de 2024, o quinto dia útil cairá na quarta-feira, dia 6, mas os empregadores podem realizar o depósito do salário antes dessa data. De acordo com o artigo 459 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o salário dos trabalhadores deve estar disponível para o trabalhador até, no máximo, o quinto dia útil.

O pagamento corresponde ao salário referente ao mês anterior, ou seja, fevereiro.

O salário não foi pago no quinto dia útil, o que acontece?

O empregador deve fazer o pagamento até o quinto dia útil, mas se isso não acontecer, a empresa pode sofrer sanções como autuação e até ações trabalhistas. Nesse caso, o empregador poderá, inclusive, ter que arcar com indenizações por danos morais aos funcionários que não receberam o salário dentro do prazo previsto.

Ainda de acordo com o artigo 459, caso de atraso no pagamento do salário além do quinto dia útil do mês, será aplicada multa de 5% do valor do salário, acrescido de 1% ao dia de atraso.”

Caso ocorra o atraso, além de ficar sujeito às sanções, o empregador precisa saber que o salário deve ser corrigido. O índice de correção monetária precisa estar previsto em contrato e ele pode ser baseado no Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPA).

Quando serão os próximos dias de pagamento?

Ao longo do ano, a data pode variar. Saiba quando será o quinto dia útil até dezembro de 2024 para pagamento de salário:

Março 2024 – dia 6, quarta-feira;

Abril 2024 – dia 5, sexta-feira;

Maio 2024 – dia 7, terça-feira;

Junho 2024 – dia 6, quinta-feira;

Julho 2024 – dia 5, sexta-feira;

Agosto 2024 – dia 6, terça-feira.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes