Seguir as novas regras do Bolsa Família 2024 pode evitar bloqueio

Bolsa Família pode ser até suspenso nesse começo do ano se os dados não estiverem atualizados.

Novas regras do governo federal estão vigentes desde o dia primeiro de janeiro e os beneficiários que não tiverem consistência nos dados do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e CadÚnico (Cadastro Único) podem ficar de fora do Bolsa Família.

A medida do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social tem objetivo de evitar que aqueles que não precisam verdadeiramente do benefício continuem recebendo. Para isso, o governo está enviando mensagens aos usuários nos aplicativos do programa Bolsa Família e do Caixa Tem.

A mensagem que irá aparecer aos beneficiários explicará o motivo como "CPF irregular" virá com o seguinte texro:

"As informações do seu cadastro único indicam que alguém da sua família precisa regularizar o CPF. Procure o setor responsável pelo Bolsa Família e Cadastro Único, ou a Receita Federal. A situação é para evitar o bloqueio do seu Bolsa Família. Informações disque social - 121. MOTIVO - CPF IRREGULAR. Cod.59".

Como regularizar o CPF?

Se o beneficiário do Bolsa Família já foi notificado, então é hora de solucionar o problema, e a boa notícia é que dá para atualizar os dados pela internet, Receita Federal e em cartórios.

Primeiramente, acesse https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp e faça a consulta do CPF, utilizando os números da identificação e a data de nascimento. Se aparecer "Regular", então o Bolsa Família não deve ser afetado. Agora, se o aviso for de "situação irregular", então é necessário buscar a regularização no site da Receita Federal ou em pontos presenciais.

💻 Internet : Alterar CPF, se a situação for regular

💻 Internet : Regularizar CPF, se a situações for suspenso

💻 Internet : Complementar informações no CPF

💻 Internet : Alterar endereço no CPF

📍 Presencial: Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais; Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal; ou
Correios.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes