Reunião do Copom 2022 eleva taxa básica de juros a 13,25%

Próxima reunião do Copom será em agosto

Em nova reunião do Copom 2022, Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, foi anunciada a elevação da taxa básica de juros de 12,75% para 13,25% ao ano. Essa é a 11º elevação consecutiva dos juros, em uma série que começou em março de 2021.

Qual a nova taxa Selic definida em Reunião do Copom 2022

Por unanimidade, em em Reunião do Copom 2022 na quarta, 15 de junho, o Banco Central elevou a Taxa Selic para 13,25% ao ano – um aumento de 0,5 ponto percentual.

De acordo com nota do Banco Central, a inflação ao consumidor "seguiu surpreendendo negativamente, tanto em componentes mais voláteis como em itens associados à inflação subjacente".

O Comitê diz ainda, considerando os cenários avaliados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para 13,25% a.a. O Comitê entende que essa decisão reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva, e é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano-calendário de 2023. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego.

O Copom considera que, diante de suas projeções e do risco de desancoragem das expectativas para prazos mais longos, é apropriado que o ciclo de aperto monetário continue avançando significativamente em território ainda mais contracionista. O Comitê enfatiza que irá perseverar em sua estratégia até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas.

Para a próxima reunião, o Comitê antevê um novo ajuste, de igual ou menor magnitude.

Próximas reuniões do Copom

2 e 3 de agosto
20 e 21 de setembro
25 e 26 de outubro
6 e 7 de dezembro

Relacionado - Selic: guia completo de como a taxa influencia sua vida

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes