Reunião do Copom 2023 corta taxa selic a 13,25% após três anos

Taxa de juros passou a aumentar na pandemia

Em meio a críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reduzir os juros, a reunião do Copom anunciou a redução da taxa Selic de 13,75% para 13,25%  a partir desta quarta, 2 de agosto de 2023. A queda representa o primeiro corte em três anos.

De acordo com nota do Banco Central, a manutenção da taxa deve contribuir para conter a inflação do país.

Votaram pela redução de 0,5 ponto percentual: presidente Roberto Campos Neto, Ailton de Aquino Santos, Carolina de Assis Barros, Gabriel Galípolo e Otávio Ribeiro Damaso.

Votaram a favor da Selic de 13,50% os integrantes Diogo Abry Guillen, Fernanda Magalhães Rumenos Guardado, Maurício Costa de Moura e Renato Dias de Brito Gomes.

Próximas reuniões do Copom 2023

19 e 20 de setembro
31 de outubro e 1º de novembro
12 e 13 de dezembro

Qual a importância da Taxa Selic?

​A Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.

Quando o BC aumenta a Selic, as taxas de juros cobradas pelos bancos também tendem a aumentar, o que desestimula o consumo e reduz a demanda.

Por outro lado, quando o Banco Central reduz a Selic, as taxas de juros tendem a cair e o crédito se torna mais acessível. Isso estimula o consumo e o investimento, o que pode sustentar o crescimento econômico.

Além disso, a Taxa Selic também é importante para o mercado financeiro, pois muitos investimentos, como títulos públicos, fundos de investimento e poupança, são atrelados a ela. Portanto, as variações na Selic podem afetar diretamente o rendimento desses investimentos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes