Reunião do Copom 2021 eleva taxa básica de juros a 4,25%

Em sua 239ª reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 4,25% a.a.

A Reunião do Copom 2021, Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, anunciou nesta quarta-feira, dia 16 de junho, a elevação da taxa básica de juros de 3,5% para 4,25% ao ano.

O aumento já era esperado pelo mercado financeiro. A ata da última reunião, que ocorreu em maio, já projetava que ocorreria um reajuste dentro desta margem, anunciada no início desta noite.

Leia também - Aumento da taxa Selic: o que muda para o bolso do brasileiro?

Veja como ficou a taxa Selic hoje em Reunião do Copom 2021

A Reunião do Copom 2021 decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, para 4,25% a.a.

De acordo com o Banco Central, a persistência da pressão inflacionária revela-se maior que o esperado, sobretudo entre os bens industriais. Adicionalmente, a lentidão da normalização nas condições de oferta, a resiliência da demanda e implicações da deterioração do cenário hídrico sobre as tarifas de energia elétrica contribuem para manter a inflação elevada no curto prazo, a despeito da recente apreciação do Real.

O que é a taxa selic?

​A Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.

Relacionado - Selic: guia completo de como a taxa influencia sua vida

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes