Saque-aniversário do FGTS: veja como conseguir empréstimo da modalidade

Quem adere a opção de saque-aniversário do FGTS, pode solicitar uma linha de crédito que é baseada na antecipação de parcelas e usa como garantia o saldo disponível do fundo do trabalhador

Quem adere a opção de saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pode solicitar uma linha de crédito que é baseada na antecipação de parcelas e usa como garantia o saldo disponível do fundo do trabalhador. Entenda como funciona:

O que é o saque-aniversário do FGTS?

A saber, o saque-aniversário do FGTS permite que o cidadão retire anualmente, no mês de seu aniversário, parte do dinheiro de suas contas ativas e inativas do FGTS. Tanto para retirada do valor em espécie, quanto em operações virtuais.

A modalidade passou a funcionar esse ano. E pode-se fazer a migração para ela através das plataformas: APP FGTS, site fgts.caixa.gov.br, Internet Banking CAIXA, ou ainda em Agências Caixa. Ao fazer essa opção, o trabalhador perde o direito à retirada do valor total de sua conta em caso de demissão sem justa causa, ou seja, ao saque-rescisão.

Quem adere ao saque-aniversário pode ter acesso à uma linha de crédito, baseada na antecipação de parcelas. Conforme liberação da Caixa Econômica Federal, o empréstimo faz parte das medidas econômicas para o enfrentamento da crise ocasionada pela pandemia da Covid-19.

Como funciona o empréstimo?

Nesse sentido, o trabalhador pode antecipar até três parcelas do saque-aniversário do FGTS. O valor mínimo para contratação do empréstimo é de R$ 2.000,00. Já a taxa de juros é de 0,99% ao mês. Nota-se que se usa o saldo do FGTS como garantia da operação.

Como antecipar as parcelas?

Então, para contratar o empréstimo, é preciso primeiro ter aderido à modalidade de saque-aniversário do FGTS. Feito isso, basta acessar o Internet Banking CAIXA e escolher a opção “Crédito”. E depois clicar em “Antecipação de Saque-Aniversário”. Será necessário insetir a assinaura eletrônica e apertar em confirmar. No fim, aparece um comprovante da operação. Por fim, a Caixa bloqueia parte ou todo o saldo na conta do FGTS para fins de garantia a Caixa, e a liberação do dinheiro ocorre 24 horas após a solicitação.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes