Veja as 6 dúvidas mais frequentes sobre as chaves Pix

As chaves Pix são funcionalidades para fazer transações com o novo meio de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC).

As chaves Pix são funcionalidades para fazer transações com o novo meio de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC). O Pix funciona 24h por dia, nos sete dias da semana. Além de ser gratuito para pessoas físicas e não precisar de intermediários para realizar as operações, as quais são concluídas em alguns segundos.

O que é a chave Pix?

A saber, a chave Pix é usada para identificar a conta dos usuários, funcionando como um apelido. Sendo assim, esse código faz o vínculo das informações da conta bancária, como o nome banco, número da agência e da conta. Veja as opções de chave disponíveis:

  • CPF/CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular;
  • Chave aleatória.

Nota-se ainda, que não é obrigatório ter uma chave para fazer ou receber um pagamento pelo Pix. Mas o Banco Central, recomenda que se faça o cadastro para ter maior praticidade.

Como cadastrar?

Para cadastrar basta acessar o aplicativo do seu banco pelo celular e clicar na seção destinada ao Pix. Feito isso, é preciso escolher qual o tipo de chave quer cadastrar e seguir as orientações que vão aparecer. Para confirmar o cadastro, a instituição financeira deve enviar um SMS ou e-mail com um código.

Quantas chaves Pix posso ter?

Em seguida, cada pessoa pode ter até 5 chaves Pix em uma instituição financeira. No entanto, não é possível cadastrar a mesma chave em mais de um banco. As empresas (pessoas jurídicas) podem ter até 20 chaves por conta.

Como transferir com chave Pix?

Para fazer um pagamento com o Pix, basta perguntar qual a chave da pessoa que vai receber o dinheiro. Depois, digitar esse código no aplicativo do banco, conferir as informações e colocar o valor. Já para receber pelo Pix, basta informar qual a sua chave para a pessoa que fará a transação. Em caso de já haver operações anteriores para a mesma conta, a chave pode ficar salva, não sendo necessário digitar novamente.

Como excluir uma chave?

Caso tenha feito o cadastro da chave em um banco e deseja cancelar a inscrição, você deverá acessar a opção "Minhas chaves" no aplicativo da instituição. Nessa seção, será possível excluir a chave.

Como fazer a portabilidade da chave?

Então, para fazer a portabilidade de uma chave é necessário acessar a plataforma do banco, ir na seção destinada ao Pix e solicitar essa migração. O prazo para confirmação é de sete dias.

Ademais, caso se tenha encerrado a conta bancária, a instituição deve excluir a chave. Sendo assim, o usuário pode fazer um novo registro em outro banco.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes