Visto E2 e EB-5 para os Estados Unidos: você sabe como funcionam?

Confira como funcionam duas modalidades de visto que permitem viver e trabalhar no país.

Enquanto o visto E2 exige dupla cidadania, o visto EB-5 não a exige, mas requer investimento maior em projeto imobiliário.

Você gostaria de viver e trabalhar nos Estados Unidos, mas não sabe como funcionam algumas possibilidades de visto? Vamos explicar, começando primeiramente pelo visto E2.

O visto E2 é uma das modalidades de visto e foi criado para que cidadãos de países  com tratado de navegação e comércio com os Estados Unidos possam trabalhar e viver no país com suas famílias.

Para requisitar o visto E2 é preciso, além de dupla cidadania, o investimento entre 120 mil e 150 mil dólares, que não pode ser feito em empresas que já estejam ativas e lucrando. 

De acordo com Daniel Toledo, advogado da Toledo e Advogados Associados e consultor de negócios internacionais, o visto E2 é um visto temporário. A concessão, via de regra,  é de dois ou até cinco anos. Além disso, depende da análise da imigração. Boa parte dos países da Europa fazem parte deste tratado, com exceção de Portugal.

É importante contar com assessoria ao pedir o visto E2

 

De acordo com Toledo, o sucesso de todo o projeto relacionado ao visto E2 vai depender também do profissional que fará a assessoria para o investidor. Caso a caracterização não seja muito clara, a solicitação será negada. 

“Franquias já estruturadas e conhecidas que estejam consolidadas não podem fazer parte desta proposta, apenas as que estão iniciando suas atividades. Somente as startups que visam um novo mercado e que estão abrindo a primeira loja nos Estados Unidos atendem ao pré-requisito.”, explica.

 

Para quem não tem dupla cidadania e quer investir, há o visto EB-5

 

Como o visto E2 só serve para quem tem dupla cidadania, outra opção é o visto EB-5.  De acordo com Bruna Allemann, especialista em investimentos e imigração e diretora de investimentos da Lightstone Private Wealth, o programa é uma maneira de obter o Green Card e a residência permanente legal no país. 

Nesta opção, os investidores estrangeiros devem fazer um investimento de capital em risco em um novo projeto imobiliário com fins lucrativos nos Estados Unidos. O montante  depende muito da localização e do tipo de negócio. Atualmente, o valor está em 900 mil dólares ou 1,8 milhões, dependendo do projeto. 

“Tanto o investidor quanto o seu cônjuge e filhos solteiros menores de 21 anos não casados conquistam o direito de viver, trabalhar e estudar com todos os benefícios de um residente legal”, afirma Bruna.

Visto e-2
Imagem: reprodução / unsplash

Visto exige criação de pelo menos 10 empregos

 

Além disso, diferente do visto E2, outro pré-requisito é criar ao menos dez empregos em tempo integral, por pelo menos dois anos para cidadão americano.

“O visto EB-5 também permite estudar nos Estados Unidos. Ele facilita a entrada, por exemplo, em universidades, pois os aplicantes desta modalidade não entram nas cotas de alunos internacionais. Dependendo da faculdade, elas chegam somente a 2%”, explica Bruna. 

A especialista afirma que o principal ponto de o brasileiro procurar por este visto envolve a questão risco político e econômico do Brasil. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes