Enem 2020: datas, prova digital e quando sai o resultado

Este ano, 5.783.357 participantes realizaram a inscrição no Enem 2020, e 83% foram isentos da taxa de inscrição

Devido a pandemia do Covid-19, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 foi adiado, mas as datas já estão definidas. Divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), o novo calendário informa que as provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

De acordo com o edital, o Inep vai aplicar o Enem Digital somente para 96.086 participantes, enquanto 5.687.271  inscritos farão a prova impressa. As duas versões, serão formadas por 180 questões objetivas, sendo 45 para Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas, 45 de Ciências da Natureza, 45 de Matemática e uma redação (manuscrita). Além disso, do total de participantes confirmados, 83% foram isentos da taxa de inscrição.

Como vai funcionar a prova digital do Enem 2020

No ato da inscrição, encerrada dia 27 de maio, o participante só poderia optar por apenas uma das provas. Como as vagas para o Enem Digital eram limitadas, os primeiros a escolherem essa versão ficaram com a modalidade. Entretanto, a pretensão do MEC é que as provas digitais substituam totalmente as provas impressas, em 2026, a fim de reduzir custos de impressão.

Desta forma, a intenção é aumentar a disponibilidade das provas ano após ano. De acordo com o edital do Enem 2020, as provas serão realizadas em todo o Brasil - 110 cidades em todos os estados e no Distrito Federal -, para dar a mesma oportunidade aos estudantes. 

Os treineiros, aqueles que não terminaram ou não irão concluir o ensino médio neste ano, não tiveram a opção da prova digital, foram realizadas 592.959 inscrições por este grupo. Além disso, as pessoas que necessitam de atendimento especial, também não poderão realizar o Enem Digital, somente o impresso.

  • Quem aplicará a prova? E os computadores?

O Inep irá contratar uma empresa para realizar a aplicação da prova digital, os locais também serão devidamente equipados com os computadores para os participantes. Não haverá possibilidade de se conectar com a internet ou acessar outros documentos que não sejam a prova Por enquanto, as informações de qual será a empresa e os locais, não foram divulgados pelo órgão responsável.

O inscrito pode ficar por dentro do cronograma e atualizações do processo pela Página do Participante. Por lá, também é possível consultar as provas e gabaritos anteriores para estudar, clique aqui.

Como a data do Enem 2020 foi decidida?

Antes do novo calendário ser definido, o Inep cogitou aplicar as provas impressas do Enem nos dias 1º e 8 de novembro e as provas digitais nos dias 22 e 29 do mesmo mês. Entretanto, estudantes e diversos órgãos ligados a educação realizaram um protesto contra a decisão, e um projeto de lei que previa a suspensão das provas do Enem e de vestibulares foi aprovado no Senado Federal.

Mesmo com a realização de uma enquete, com três opções diferentes de datas, votada pelos inscritos no Enem, a opção vencedora que adiria as provas para maio de 2021, não foi a escolhida pelo Inep. Alexandre Lopes, presidente do instituto, explicou que a enquete não foi o único meio de escolha, foram ouvidos representantes de entidades educacionais, que influenciaram na decisão final.

Quando sai o resultado do Enem 2020?

O resultado do Enem 2020 sairá dia 29 de março de 2021, segundo o edital do Inep. Com a nota em mãos, os participantes poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Veja também: 7 dicas de como fazer uma redação completa!

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes