MEC informa que Sisu será aberto em abril de 2021

O ENEM 2020 foi adiado e vai acontecer em janeiro dor próximo ano, por conta da pandemia do coronavírus. Mas estudantes vão poder entrar na faculdade com a nota da prova ainda em 2021.

Na última sexta-feira (11) o Ministério da Educação (MEC) anunciou que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será aberto em abril de 2021 para utilizar a nota do ENEM 2020, que foi adiado para janeiro do próximo ano, por causa da pandemia.

Enem 2020: um guia com as principais informações

Sisu

De acordo com o ministério, o edital da primeira edição do Sisu de 2021 "será publicado após a divulgação do resultado do Enem, em março, coincidindo com a conclusão do semestre letivo de 2020 de grande parte das instituições públicas de ensino superior”.

Dessa maneira, o Sisu usará as notas dos estudantes no ENEM 2020. O programa é maior porta de entrada para as universidades públicas brasileiras no momento.

Apesar de alteração no Sisu, as inscrições para programas de bolsa ou financiamento em escolas particulares não foram alterados. O retorno das aulas nas instituições privadas também não sofreu alterações. Por isso, a escolha de bolsistas precisa ser realizada antes da divulgação de resultados do Enem 2020.

Prouni

A seleção de estudantes pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas em instituições particulares de ensino, usará notas do Enem 2019. Pois a maior parte das universidades particulares iniciará as aulas logo em fevereiro de 2020. Além disso, o MEC quer fazer uma segunda edição do programa para quem conclui o ensino médio neste ano, dessa forma, usando as notas do Enem 2020.

Sisu será aberto em abril
Foto: agência brasil

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece financiamento para instituições privadas de ensino. Quem quiser participar do programa pode utilizar as notas desde o ENEM 2010. A mesma regra valerá para a segunda edição, mas o candidato pode usar a nota da última prova caso preferir.

Enem adiado - Sisu

Em razão da pandemia, as escolas foram fechadas e os alunos sofreram com o ensino, muitos não têm condições de estudar online. Por isso, o ENEM 2020 precisou ser adiado e não vai acontecer esse ano, que seria em novembro.

As novas datas são dias 17 e 24 de janeiro na versão impressa e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro na versão digital.

De acordo com o edital, o Inep vai aplicar o Enem Digital somente para 96.086 participantes, enquanto 5.687.271 inscritos farão a prova impressa.

O resultado do Enem 2020 sairá dia 29 de março de 2021, segundo o edital do Inep. Com a nota em mãos, os participantes poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes