Prouni 2022: como funciona o programa de bolsas de ensino superior

As inscrições para o Prouni começam no dia 22 de fevereiro

As vagas disponíveis no Programa Universidade para Todos (Prouni) já podem ser consultadas no portal do programa. Para o primeiro processo seletivo de 2022, estão sendo ofertadas mais de 273 mil bolsas integrais ou parciais em instituições particulares de ensino superior de todo o país. Saiba como o Prouni funciona e como concorrer às bolsas.

Como funciona o Prouni

O Prouni funciona desde 2004, como um programa que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para distribuir bolsas de até 100% em instituições de ensino superior. Este ano, do total de 273.001 de bolsas, 181.036 são integrais e 91.965 parciais (50% da mensalidade) para 19.584 cursos de graduação em 1.085 instituições privadas.

O primeiro processo seletivo para o Prouni deste ano será feito por meio das notas do Enem 2021, ou seja, somente os estudantes que fizeram a prova no ano passado podem participar da concorrência. As inscrições começam no dia 22 de fevereiro e a consulta de vagas pode ser feita pelo tipo de bolsa (integral ou parcial), modalidade (presencial ou à distância), curso, turno, cidade e instituição.

Além do portal do programa (prouniportal.mec.gov.br), a inscrição pode ser feita também no portal Acesso Único (acessounico.mec.gov.br), lançado pelo Governo Federal na semana passada, que unifica os programas Prouni, Sisu e Fies.

Quem pode se inscrever?

Universidade
Para concorrer, o candidato precisa preencher alguns requisitos. Foto: reprodução/fabio rodrigues pozzebom/agência brasil

O Prouni é destinado a estudantes de baixa renda que desejam fazer um curso superior mas não conseguiram ingressas em uma universidade pública. A inscrição deve ser feita pelo portal do programa. Para procurar as vagas disponíveis, basta acessar “Consultar Bolsas”, disponível na página inicial do site.

O processo seletivo está aberto somente aos estudantes que conseguiram pelo menos 450 pontos nas provas do Enem 2021 e que não tiraram nota zero na redação. Além disso, comprovar a renda é essencial para garantir o acesso à universidade pelo Prouni. Para bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e, para as parciais, a renda deve ser de até 3 salários por pessoa.

Há, ainda, outros requisitos: ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou em escola particular com bolsa integral, ter alguma deficiência ou ser professor da rede pública de ensino, na educação básica. Com exceção dos docentes, o interessado não pode ter diploma de nível superior. Professores da rede pública também não precisam comprovar renda.

Todas as informações devem confirmadas diretamente na instituição mediante apresentação de documentos, caso o estudante consiga a vaga, para fins de matrícula.

Nota de corte e divulgação dos resultados do Prouni: como funciona

Com base no número de vagas e nas notas do Enem dos candidatos, o Prouni calcula, diariamente, a nota de corte necessária para ingressar em cada curso. Dessa forma, o estudante pode acompanhar se será possível conseguir a bolsa. Durante o período de inscrição, que este ano vai até dia 25 de fevereiro, é possível alterar as preferências no próprio portal do Prouni. A seleção leva em conta a última opção feita pelo estudante.

A divulgação dos resultados da pré-seleção é feita ao final do período de inscrições e segue a ordem de prioridade escolhida pelo candidato. Caso a primeira opção de curso e/ou de instituição não esteja mais disponível, o Prouni considera a segunda opção do estudante.

Primeira chamada, segunda chamada e lista de espera

A primeira chamada do Prouni é feita alguns dias depois do fim das inscrições. Basicamente, trata-se da divulgação das bolsas concedidas aos estudantes que tiveram as melhores notas no Enem. Depois, conforme vão ocorrendo desistências ou não comprovação de requisitos, é feita a segunda chamada, que, assim como a primeira, também tem prazo determinado.

A última chance é a lista de espera, que fica disponível ao fim da segunda chamada. No entanto, a lista não é automática: o candidato precisa acessar o site e informar que tem interesse em integrar a lista de espera, que não fica disponível para novos inscritos. O resultado da lista de espera é divulgado conforme as vagas ficam disponíveis. É preciso ficar atento aos prazos para não perder as datas de matrícula e comprovação de requisitos.

As bolsas do Prouni estão disponíveis em todos os estados da federação e no Distrito Federal. Os estados com maior número de vagas são São Paulo, Minas Gerais, Parané, Rio Grande do Sul e Bahia, respectivamente. Em Roraima, estado com menos oferta de bolsas, são apenas 682 vagas.

Calendário do Prouni para o primeiro semestre de 2022

Inscrições: 22 a 25 de fevereiro

1ª chamada: 2 de março

Comprovação das informações da 1ª chamada: 3 a 14 de março

2ª chamada: 21 de março

Comprovação das informações da 2ª chamada: 21 a 29 de março

Inscrição na lista de espera: 4 a 5 de abril

Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino: 7 de abril

Comprovação das informações dos aprovados na lista de espera: 8 a 13 de abril

Accompanhe as últimas notícias de educação no DCI

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes