O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 já tem datas definidas para as principais etapas do processo seletivo. O resultado da chamada regular será divulgado nesta quinta-feira, 29 de janeiro, no site oficial do programa.
Como consultar resultado do Prouni
O resultado do Sisu 2026 será divulgado no dia 29 de janeiro, mas o horário exato ainda não foi informado pelo MEC. Nos últimos anos, o horário variou: em 2024, o resultado saiu no início da noite, por volta das 18h; já em 2025, foi liberado pela manhã, perto das 7h30. O resultado ficará disponível na Página do Candidato.
A lista de aprovados deve ser disponibilizada no site do programa (acessounico.mec.gov.br/sisu).
Veja as principais datas do processo:
- 29 de janeiro: divulgação do resultado da chamada regular
- A partir de 2 de fevereiro: matrícula dos aprovados na chamada regular
- De 29 de janeiro a 2 de fevereiro: prazo para manifestar interesse na lista de espera
- A partir de 11 de fevereiro: início das convocações da lista de espera pelas instituições
O que é e como é calculada a nota de corte de cada curso no Sisu?
A nota de corte do Sisu é a menor pontuação necessária para que o candidato esteja entre os potencialmente selecionados em determinada opção de curso e modalidade de concorrência. Na prática, ela representa a nota do candidato que ocupa a última vaga disponível em cada modalidade, considerando curso, instituição, campus, turno e grau (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo).
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) divulga notas de corte em diferentes momentos do processo: nas classificações parciais durante o período de inscrição, no resultado da chamada regular e nas convocações da lista de espera.
Durante o período de inscrições, as chamadas notas de corte parciais funcionam apenas como um termômetro para o candidato. Elas são temporárias e podem variar diariamente, à medida que novos estudantes se inscrevem ou alteram suas opções de curso. Nesse intervalo, o cálculo da nota de corte é feito uma vez por dia, a partir do segundo dia de inscrições, com base no número total de vagas disponíveis (ofertadas e remanejadas) e na quantidade de candidatos inscritos em cada modalidade de concorrência.
Essas notas ficam vinculadas às opções de curso e passam a ser exibidas no sistema também a partir do segundo dia de inscrição, permitindo que o candidato acompanhe sua classificação e avalie possíveis mudanças de estratégia.
As notas de corte parciais não garantem a aprovação.
O que é o Sisu?
De acordo com o Ministério da Educação, o Sisu é um programa do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo democratizar o acesso ao ensino superior público no Brasil.
Por meio do Sisu, estudantes que participaram de pelo menos uma das três últimas edições do Enem – 2023, 2024 ou 2025 – podem concorrer a vagas em instituições públicas de educação superior (IES) de todo o país que aderiram ao sistema.
Caso o candidato tenha feito mais de uma dessas edições do Enem, o Sisu considera, para cada curso, a edição que apresentar a melhor média ponderada, levando em conta os pesos definidos pela própria instituição.
A classificação dos candidatos é feita com base em:
– desempenho no Enem;
– opções de curso escolhidas;
– número de vagas disponíveis;
– modalidade de concorrência;
– pesos atribuídos às notas por cada curso.
O Sisu também aplica a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), além de ações afirmativas próprias de cada instituição. O candidato pode se inscrever em todas as modalidades compatíveis com seu perfil, mas deve comprovar as informações no momento da matrícula.
Veja também: Tirei 500 no Enem

