Guia do Empréstimo para MEI: saiba como e quando solicitar seu crédito

A solicitação de créditos para a empresa devem ser previamente pesquisadas e planejadas. Podem ser feitas diante da necessidade de capital de giro, quitação de dívidas ou financiamento da expansão do seu negócio. Confira mais:

De acordo com números do Ministério, em 2020, cerca de 10 milhões de brasileiros estão inscritos como MEI. Portanto, se você é um Microempreendedor Individual, seja novo ou de longa data, e precisa de dinheiro para investir em seu negócio, saiba que a categoria pode fazer empréstimos. Sobretudo, as linhas de crédito para MEI trazem taxas de juros mais baixas que as opções oferecidas para pessoas físicas.

Se você faz parte desse grupo e deseja obter um empréstimo financeiro, deve realizar uma prévia com as diversas opções do mercado. Assim sendo, lugares diferentes possuem uma diversidade de condições, exigências, parcelas e taxas de juros, seja escolhendo bancos, financeiras ou fintechs. Para quem possuir um CNPJ MEI pode ter acesso à vantagens que facilitam a obtenção crédito.

Além disso, é preciso ter atenção e saber como utilizar os recursos emprestados dentro do seu negócio para ter uma empresa consolidada e bem-sucedida. Por isso, o ideal é apenas solicitar após analisar que a sua empresa precisa desse valor e saber se o dinheiro será suficiente. Contratar um empréstimo significa assumir uma dívida. Dessa maneira, pesquise as opções de créditos disponíveis antes de realizá-lo para sua empresa, como as condições ofertadas pelas instituições e a condição de crédito.

 

Quando solicitar um empréstimo?

Para saber quando ou se você precisa de um empréstimo, é preciso estar atento ao Fluxo de Caixa. Assim, você poderá avaliar as previsões de venda, as receitas, e contas a pagar, custos fixos e variáveis. Dessa forma você consegue realizar projeções e tomar a decisão. Geralmente há a solicitação caso o empreendedor precisa de crédito para capital de giro, quitação de dívidas ou financiamento da expansão dos negócios. Logo, entender a necessidade requer passos simples:

  1. Organização das finanças;
  2. Avaliar o destino do crédito;
  3. Entender os critérios de avaliação;
  4. Fazer uma previsão dos custos e recebimentos;
  5. Verificar a melhor opção de crédito para os seus propósitos.

 

Como funciona o empréstimo para MEI?

O empréstimo para MEI funciona da mesma forma que as demais modalidades de crédito disponíveis no mercado, seja para pessoa física ou jurídica. Dessa maneira, as instituições financeiras emprestam o recurso de crédito para o CNPJ MEI, que deve pagar parcelas mensais acrescidas de juros dentro do prazo acordado. Em casos de inadimplência, pode trazer juros adicionais e processos judiciais de cobrança. Em alguns casos, pode acontecer a solicitação de garantias para liberar o crédito.

Assim, o processo começa com a instituição solicitando documentos do CNPJ MEI e do sócio pessoa física. Também buscam saber se o MEI fatura o suficiente para manter o negócio ativo e pagar as prestações através da comprovação de faturamento, através da Declaração do MEI ou extratos bancários. Em suma, é necessário comprovar que o dinheiro tem como destino o benefício da empresa. Portanto, é importante se atentar e ter um CNPJ sem restrições, que facilita a obtenção do crédito fácil, e CPF limpo. Os principais requisitos das instituições financeiras são:

  • Documentos pessoais: RG, CPF e comprovante de residência;
  • CNPJ e Certificado MEI;
  • Comprovante de renda;
  • Dados da conta bancária;
  • Comprovante de endereço do estabelecimento comercial.

Para solicitação de valores altos: plano de negócio, extrato bancário, documento de fluxo de caixa e declaração do Imposto de Renda.

19616
Imagem: pressfoto em freepik

Etapas do empréstimo para MEI

Quando é realizado o pedido formal para solicitar o empréstimo para MEI. Pode ser feito atravéz dos atendentes da instituição, pessoalmente ou via internet.

A lista de documentos necessários para a operação de crédito da instituição financeira escolhida é enviado. Ela pode variar conforme a instituição ou tipo de empréstimo escolhido.

Conforme a lista de documentos, eles devem ser recolhidos e entregues para a análise de crédito o mais rápido, com cópias e originais.

Através da resposta será possível saber se o empréstimo foi aprovado ou recusado. Se aprovado, o dinheiro é encaminhado na conta bancária, provavelmente, da própria instituição ou o banco informado.

 

Análise de Crédito MEI

A análise de crédito e cálculo de taxas de juros dependem das informações que você disponibiliza. A avaliação é realizada conforme a política de crédito da instituição financeira, e pode acontecer em uma e em outra não já que cada instituição possui suas próprias regras. A etapa é importante para que não hajam pendências que coloquem restrições no CNPJ ou no CPF.

O histórico do CPF do sócio da microempresa é um dos principais fatores analisados, já que um CPF problemático pode dificultar a obtenção do crédto.

 

Instituições financeiras e valores dos empréstimos

O crédito que é oferecido ao MEI para as operações variam de acordo com a instituição financeira, e quem oferece o recurso pede que se comprove que o dinheiro será usado para as atividades da empresa. Se você deseja solicitar valores mais altos, podem ser exigidas garantias. Em casos de inadimplência pelo MEI, a financeira pode executar as garantias e ficar de posse dos bens.

Por isso, é necessário simular as operações em várias instituições e comparar as taxas de juros, prazos de parcelamento e tarifas envolvidas. Provavelmente o valor do crédito e taxa de juros será definido depois da análise da documentação do MEI. Uma boa nota de crédito pode render taxas menores e prazos maiores.

Não apenas bancos oferecem esse tipo de crédito. Geralmente exige-se que o MEI seja correntista da instituição para realizar a operação, e as instituições possuem diferenças e as regras para linhas de crédito variem conforme o objetivo do microempreendedor. Veja as opções:

  • Bancos tradicionais;
  • Bancos digitais;
  • Factorings;
  • Empresas Simples de Crédito (ESC);
  • Organizações socias;
  • Fintechs;
  • Cooperativas de microcrédito.

Bancos tradicionais são os principais ofertadores de crédito, entretanto, mais exigentes. Já o empréstimo online pode exigir taxas e juros menores, já que as instituições aceitam correr mais risco e não possuem toda a estrutura de custos dos grandes bancos. Todavia, atente-se para procurar instituições financeiras regularizadas pelo Banco Central.

Empréstimo para mei
Imagem: ijeab em freepik

Opções de empréstimo para MEI

1. Empréstimo para Capital de Giro

Conhecida como uma das formas mais tradicionais, é muito utilizada por microempreendedores. Muitas vezes não exige garantias reais para sua concessão. É feita uma análise de capacidade de pagamento do microempreendedor que solicita.

Empréstimo parcelado e ideal para organizar as despesas. A primeira parcela, por exemplo, pode ser paga em até 90 dias dependendo da instituição, podendo o prazo chegar a 54 meses. Taxas de juros costumam ficar entre 1 a 3%, dependendo do valor solicitadi e da nota de crédito do microempreendedor.

 

2. Linha de microcrédito

Visa fomentar as atividades do microempreendedorismo, assim, o valor emprestado é inversamente proporcional ao porte da empresa. Para isso, o microempreendedor deve demonstrar os recursos que serão aplicados, a situação atual do negócio e as projeções dos resultados, ou seja, demonstrar inde os recursos serão aplicados.

Para esta opção, é preciso apresentar diferentes documentos solicitados. Entretanto, há um limite de valor disponível para emprestimo, no máximo R$ 20 mil, com um prazo de pagamento de até 6 meses.

 

3. Cheque Especial Pessoa Jurídica

O MEI pode ter acesso à cheque especial junto do banco que opera, funcionando como o convencional. Para que o crédito seja pré-aprovado e disponível para saque, são exigidas Declaração de Imposto de Renda ou Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE). Porém, esta categoria apresenta as maiores taxas de juros, ficando entre 10% a 16%.

 

4. Empréstimo com garantia de imóvel ou automóvel

Consiste em colocar um imóvel ou automóvel como garantia numa operação de crédito. Assim, ocorre o processo de transferência do imóvel ou automóvel indiretamente para a instituição financeira e serve como segurança para quem  empresta o dinheiro. Em ambos os casos, o proprietário pode continuar usando. Como apresenta garantia e a inadimplência tende a ser menor, pode apresentar taxas de juros menores.

 

5. Cartão BNDES

Pode ser usado para adquirir máquinas, insumos e matérias-primas, visando o catálogo de fornecedores recomendados pelo BNDES. O limite máximo emprestado é de 1 milhão de reais, e financiamento automático do cartão em 48 parcelas fixas. O limite depende do porte da empresa, faturamento e saúde financeira.

 

6. Empréstimo MEI Peer to Peer

Conecta pequenas e médias empresas que precisam de empréstimo a investidores dispostos a emprestar recursos. Entretanto, não há intermediação de uma instituição financeira. É feita a análise de crédito, o pagamento das parcelas é mensal e com juros.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes