5 marcas de cerveja artesanal que apostaram no engajamento social

No ramo das cervejarias, diversas marcas produzem ações e são fundadas com o intuito de causar um positivo impacto social.

Atualmente, não é muito difícil encontrar empresas que utilizem temáticas de lutas sociais ou ambientais para promover sua marca sem qualquer retorno ao público afetado pelas campanhas. Contudo, esse tipo de atitude não impede o surgimento de empresários que realmente buscam gerar algo positivo com a sua marca.

No ramo das cervejarias, diversas marcas produzem ações e são fundadas com o intuito de causar um positivo impacto social. Por isso, o Jornal DCI preparou uma lista com 5 marcas de cerveja artesanal e brasileiras que apostaram no engajamento social. 

Goose Island – marcas de cerveja artesanal 

Bicicleta adaptada para a coleta de garrafas de vidro - marcas de cerveja artesanal
Em parceria com a empresa Green Mining, a cervejaria Goose Island coletou mais de sete toneladas de vidro reciclável. Fonte: Green Mining

O vidro é um material 100% reciclável, mas essa porcentagem ainda não faz parte da realidade no Brasil. Segundo pesquisa da FMU, menos de 50% das garrafas são recicladas em nosso país. Como muitas cervejas são comercializadas em garrafas de vidro, a marca Goose Island decidiu fazer algo sobre esse problema e criou uma parceria com a startup Green Mining. O foco da união era ajudar a solucionar um dos maiores problemas em Pinheiros, bairro de São Paulo famoso por sua enorme quantidade de bares. A parceria rendeu a coleta de mais de 7 toneladas de vidro.

Com o apoio da Ambev, a Green Mining possui coletores que utilizam uma bicicleta adaptada para coletar as garrafas dos estabelecimentos parceiros. Após a coleta, o material de vidro é encaminhado ao centro de reciclagem da Ambev (localizado no Rio de Janeiro) e é transformado em novas garrafas. Hoje, a Green Mining atua em de três estados (DF,SP e RJ) e já coletou mais de 1000 toneladas de vidro.

Colorado – marcas de cerveja artesanal 

Garrafa de Colorado Appia ao lado de copo e jarro de mel - marcas de cerveja artesanal
A Colorado utiliza mel em uma de suas principais cervejas, por isso decidiu ajudar o meio ambiente. Fonte: Colorado

Certamente, a Cervejaria Colorado é uma das marcas artesanais mais bem sucedidas (e gostosas) do mercado. Um de seus principais rótulos é a cerveja Appia, uma bebida doce de trigo e mel. Cientes da morte de meio bilhão de abelhas entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, a marca buscou tomar uma atitude que ajudasse o meio ambiente e protegesse um de seus ingredientes.

A Colorado construiu dois meliponários (colmeias para abelhas sem ferrão) nas regiões urbanas de Ribeirão Preto e São Paulo. Cada colmeia montada consegue abrir 50 mil abelhas. Além disso, a cervejaria replantou um área de quatro hectares (40 mil metros quadrados) em Ribeirão Preto. A ação foi capaz de ajudar 400 produtores de mel e 4 milhões de abelhas.

Implicantes – marcas de cerveja artesanal 

marcas de cerveja artesanal
A cervejaria Implicantes busca empoderar cultura negra com seus rótulos que homenageiam figuras como Luís Gama e Maria Firmina. Fonte: Implicantes

Fundada no dia da Consciência Negra em 2018, a cervejaria artesanal Implicantes incentiva o empoderamento negro e a luta contra o racismo por meio de rótulos que homenageiam importantes nomes da da batalha contra a desigualdade do mundo. A ideia de abrir a cervejaria veio dos irmãos Diego e Daniel Dias, amantes das cervejas artesanais que perceberam uma desigualdade no mercado. Em seu Facebook explicam: “participamos de eventos cervejeiros, o que fez com que notássemos a falta de negros nestes eventos, pois frequentemente éramos os únicos presentes. Percebemos também a tentativa frustrada das cervejarias homenagearem a população negra”.   

Além dos rótulos com figuras como Luís Gama e Maria Firmina, a Implicantes promovia (antes da pandemia) uma série de eventos beneficentes com entrada franca para auxiliar comunidades, quilombos e a população carente.

Lamentavelmente, sofreram uma série de ataques de cunho racista em suas redes sociais após divulgarem uma campanha de crowdfunding para salvar a cervejaria durante a crise causada pela pandemia do coronavírus. As injúrias foram denunciadas e a Implicantes publicou uma nota com o seguinte trecho sobre o acontecido: “parece ser necessário frisar que o fato de sermos a primeira fábrica cervejeira negra não é dito para fins meramente comerciais, nem para vender apenas para pessoas negras. A intenção é que o Povo Preto saiba que eles estão sendo representados neste mercado que até ontem era majoritariamente branco.

Lagunitas Rótulo da cerveja IPA da Lagunitas, mostrando os dados para a doação do cachorro Tommy - marcas de cerveja artesanal

A paixão da Lagunitas por cachorros é tanta que decidiram dar um espaço aos cães abandonados em seu rótulo. Fonte: DivulgaçãoA Lagunitas é uma marca de cerveja artesanal americana que chegou ao Brasil no ano passado. Sua chegada no país frisou uma coisa: o amor da marca por cachorros. Em seu site, explica a importância do animal: “é  algo aprofundado na cultura da nossa empresa, pois acreditamos que nosso relacionamento com cachorros revela a nossa humanidade”.

Uma das ações desenvolvidas na chegada da marca no Brasil comprovou essa paixão e auxiliou duas ONGs nacionais. A Lagunitas substituiu a logomarca no rótulo de suas cervejas IPA pela imagem de cães abandonados.Os rótulos têm informações como personalidade, porte e idade dos pets

Todos os animais mostrados estão sob cuidados das ONGs Natureza em Forma e Amigos São Francisco e podem ser adotados pelo site das instituições. Posteriormente, a cervejaria também pretende auxiliar os cães abandonados com o repasse de recursos para ONGs e com a divulgação de campanhas de conscientização.

Therezópolis

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A cervejaria Therezópolis coletou uma tonelada de alimentos para projeto social. Fonte: Therezópolis

Inegavelmente, a pandemia do novo coronavírus é um dos acontecimentos que mais prejudica comerciantes e pessoas em situação de fome. Com a ideia de arrecadar uma tonelada de alimentos não perecíveis, a marcas de cerveja artesanal Therezópolis decidiu fazer uma troca interessante para os fãs da cerveja.

No dia 25 de abril, em esquema drive thru, a Therezópolis dava um litro de chope ou sei latas de cerveja para os clientes que levasses 2kg de alimento não perecível.  Todos os items coletados foram entregues ao Projeto Social do Metanoia Radical (Igreja Metodista).

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