Cancelar MEI de forma gratuita? Aprenda passo a passo

É possível cancelar o MEI com algumas dessas guias DAS-MEI pendentes. No entanto, é necessário quitar os débitos em nome da pessoa física.

O MEI permite que um trabalhador autônomo se formalize, para se encaixar na categoria o faturamento anual não pode ser maior que R$ 81 mil. Assim como o processo de abertura, cancelar um MEI é gratuito e pode ser feito pela internet.

Como cancelar o MEI?

Então, veja o passo a passo de como dar baixa no MEI:

  1. Acesse o Portal do Empreendedor;
  2. Na seção “Já sou”, clique em “Serviços”;
  3. Depois, aperte em “Baixa” e em “Solicitar”;
  4. Digite seus dados de cadastro da conta de acesso única do governo (conta gov.br);
  5. Em seguida, informe o Código de Acesso do Simples Nacional, e revise o formulário;
  6. Então, preencha a declaração de baixa;
  7. Por fim, emita Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) de baixa, que vai aparecer após a confirmação do procedimento.

Pode dar baixa no MEI com débitos?

Quem é microempreendedor individual deve pagar todos os meses o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI). Trata-se de uma guia que reúne tributos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e/ou Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

É possível cancelar o MEI com algumas dessas guias pendentes. No entanto, é necessário quitar os débitos em nome da pessoa física. Sendo assim, a baixa do registro, não impede que as dívidas sejam lançadas ao dono do CNPJ cancelado, bem como outras irregularidades.

Nota-se que a guia DAS-MEI deve ser paga até o dia 20 de cada mês, ao passo que o pagamento é obrigatório até o cancelamento do CNPJ do MEI. A saber, ao quitar a guia em atraso, o empreendedor deverá arcar com multa e juros. A multa é de 0,33% por dia de atraso, ficando limitada à 20%. Enquanto os juros são calculados de acordo com a taxa Selic e de 1% relativo ao mês em que o pagamento for realizado.

 

Leia também:

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de joyce
    Joyce Diz

    No portal do empreendedor não é gratuito, cobra R$ 250,00.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes