Como consultar o MEI pelo CPF? Confira o passo a passo

É possível consultar o MEI pelo CPF no Portal do Empreendedor, seja para verificar se há pendências de pagamentos ou para saber dados de cadastro do CNPJ.

Entre a realização das atividades do microempreendedor individual, pode ser necessário realizar uma consulta sobre a sua situação. Seja para verificar se há pendências de pagamentos ou para saber dados de cadastro do CNPJ. Esse processo é simples e pode ser feito pela internet, sendo possível consultar o MEI pelo CPF. Sendo assim, no Portal do Empreendedor, pode-se emitir o comprovante de MEI e verificar a inscrição do negócio.

Comprovante de MEI

O Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI), ou simplesmente comprovante de MEI, é um documento devido a todo microempreendedor individual. Ele comprova a inscrição no CNPJ e serve como alvará de funcionamento do negócio.

Além disso, é possível consultar o MEI pelo CPF para emitir esse comprovante. Esse processo é gratuito e pode ser feito pelo Portal do Empreendedor, que está integrado à plataforma Gov.br.

Passo a passo para consultar MEI pelo CPF

Então, veja o passo a passo de como consultar MEI pelo CPF e obter o certificado de MEI pela internet:

  1. Acesse o Portal do Empreendedor;
  2. Clique na seção “Já sou MEI”;
  3. Clique em “Emissão de Comprovante (CCMEI)”;
  4. Aperte no item “Comprovante de MEI”;
  5. Digite o número de CPF e a data de nascimento, bem como os caracteres de verificação, e clique em “Continuar”;
  6. Pronto! A partir disso você consegue visualizar o seu certificado de MEI, para fazer baixar o documento basta clicar no botão azul ao fim da página, escrito “Fazer download de certificado em PDF”.

Nesse documento, o microempreendedor individual consegue visualizar suas informações de identificação pessoal, situação do cadastro do MEI, endereço comercial e atividades desenvolvidas. Bem como, tem acesso a um termo de ciência e responsabilidade para situações de dispensa de alvará e licença de funcionamento.

Como regularizar MEI atrasado?

Após consultar o MEI pelo CPF, e verificar que há pendências com pagamentos das contribuições mensais é importante regularizar a situação para continuar tendo acesso aos benefícios da modalidade.

O empresário deve pagar até o dia 20 de cada mês a sua guia do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Ela reúne todos os impostos que o empresário deve pagar, são eles: Contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e/ou Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

Em caso de atrasos, é preciso arcar com multa e juros. A multa é de 0,33% por dia de atraso, ficando limitada a 20% do valor. Já os juros são calculados com base na taxa Selic e de 1% relativo ao mês em que o pagamento for realizado.
Sendo assim, para pagar esses débitos basta emitir uma nova guia DAS, que já vira com os valores corrigidos.

O passo a passo é acessar o Portal do Empreendedor, clicar na seção “Já sou MEI” e depois no item “Pagamento de Contribuição Mensal”. Em seguida, apertar em “Boleto de pagamento”, digitar o CNPJ e apertar em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”. Feito isso, a orientação é selecionar os meses que deseja pagar e gerar o boleto.

Ademais, também é possível parcelar débitos do MEI em atraso. Pode-se dividir em até 60 parcelas, com valor mínimo de R$ 50.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes