Como emitir nota fiscal? Veja como funciona para o MEI

O MEI tem a obrigação de emitir nota fiscal quando presta serviço para uma pessoa jurídica, ou seja para uma empresa. No entanto, quando a venda ou trabalho é feito para uma pessoa jurídica, a nota fiscal é opcional.

O MEI tem a obrigação de emitir nota fiscal quando presta serviço para uma pessoa jurídica, ou seja para uma empresa. No entanto, quando a venda ou trabalho é feito para uma pessoa jurídica, a nota fiscal é opcional. Ao passo que o empreendedor também não é obrigado a emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), mesmo em situações de venda para outros estados.

A saber, a nota fiscal é um documento que comprova a compra e venda de mercadorias e serviços. Bem como, transferências de bens e devoluções.

Tipos de nota fiscal

Confira então alguns tipo de nota fiscal:

  • Nota fiscal Avulsa (NFA) ou eletrônica (NFA-e): se emite em situações em que a nota fiscal é opcional, pode ser na forma física ou digital;
  • Nota fiscal Eletrônica (NF-e): se emite de maneira digital e depende de cadastro na Secretaria da Fazenda estadual ou municipal, de modo que o emissor deve efetuar uma assinatura digital;
  • Nota fiscal de Venda a Consumidor: se preenche de maneira manual e também deve contar com autorização da Secretaria da Fazenda, também é conhecida como nota fiscal de bloco.

Como emitir nota fiscal?

Em seguida, as regras sobre como emitir nota fiscal variam de acordo com cada estado. No geral, é preciso pedir autorização para Secretaria da Fazenda do estado ou do município.

Em alguns casos, se pode acessar o site da prefeitura de sua cidade. Ao efetuar o login, a orientação é clicar em “criar nova nota”. Feito isso, é necessário preencher as informações solicitadas e optar por emitir. Para finalizar pode-se escolher a opção consultar, para encontrar a nota fiscal emitida, baixar ou enviar o documento.

Ademais, o MEI deve ter controle sobre suas notas fiscais emitidas. Bem como sobre seu faturamento e receita. Para isso se deve registrar a cada mês em um formulário o total de receitas. Há modelo do Relatório de Receitas Brutas Mensais no Portal do Empreendedor.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes