Pix para empresas: veja como vai funcionar e quais as vantagens

Como o processo não depende de intermediários, o que é o caso das maquininhas de crédito e débito, o Pix para empresas pode ser vantajoso e reduzir custos da venda de produtos.

O Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos, oferece diminuição de custos para pessoas físicas e jurídicas. Trata-se de um meio de transferências bancárias como o TED e o DOC, e que também oferece outros modos de pagamento como o QR Code. Como o processo não depende de intermediários, o que é o caso das maquininhas de crédito e débito, o Pix para empresas pode ser vantajoso e reduzir custos da venda de produtos.

Desse modo, o Banco Central (BC), que gerencia o Pix, definiu que o envio de pagamentos será gratuito para pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEI). No entanto, caso se use o sistema para fins comerciais poderá haver cobrança nos recebimentos. Veja os critérios do BC:

  • Recebimento da transferência por QR Code Dinâmico;
  • Recebimento de mais de trinta transações com Pix no mês, por conta. Pode-se cobrar tarifa a partir da 31ª transação.

Sendo assim, nessas duas situações pode haver tarifas, pois se configura como atividade comercial. Ao passo que se a conta da pessoa física ou do MEI for usada exclusivamente com essa finalidade, o banco pode aplicar critérios para configurar a situação de recebimento com finalidade compra, o que deve constar em contrato.

Como se cadastrar?

O cadastro do Pix para empresas é igual ao das pessoas físicas. Basta ter conta em uma das instituições autorizadas a oferecer o sistema e efetuar o registro da Chave Pix. Pessoas jurídicas podem ter até 20 chaves em cada instituição. Mas não se pode repetir o mesmo código em contas diferentes. Vejas as possibilidades:

  • CPF e/ou CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular;
  • Chave aleatória, entre números e letras, com 32 dígitos

Como vai funcionar o Pix para empresas?

Sendo assim, o empreendedor pode receber pagamento via Pix ao informar ao seu cliente qual é a sua chave. Há também a possibilidade de gerar um QR Code. A saber, o QR Code estático é emitido uma única vez e pode ser usado para vários pagamentos. Já o QR Code dinâmico pode ser usado apenas uma vez, ou seja, deve-se criar um novo a cada transação.

Por fim, o comerciante recebe o dinheiro em sua conta e consegue acessar os pagamentos e recebimentos do Pix no extrato da conta.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes