Contrato social: MEI precisa elaborar o documento?

O contrato é uma opção para o Microempreendedor que deseja expandir o seu negócio. Todavia, ele não pode permanecer na modalidade caso deseje elaborar o documento

Com o país ultrapassando a marca de 11 milhões de empreendedores, muitas dúvidas podem surgir. Para aqueles que optaram se tornar Microempreendedores Individuais (MEIs), é importante entender as suas responsabilidades e opções para aumentar sua empresa. Dessa maneira, o contrato social é uma opção para o MEI que deseja expandir o seu negócio. Todavia, ele não pode permanecer na modalidade caso deseje elaborar o documento.

 

O que é contrato social?

O contrato social é um documento que contem todos os dados da empresa, funcionando como uma identidade. As informações contidas nela são os sócios da empresa e seus deveres, endereço, seguimento, atividades exercidas e capital social. O documento comprova que a empresa está, então, aberta.

 

Quais os tipos de contrato social?

O modelo de contrato social adotado pela empresa dependerá de seu formato e natureza jurídica

  • Sociedade Limiada (LTDA): possui informações gerais da empresa, sua atividade, o endereço da sede social, montante, distribuição do capital social, termos de gestão e regras da empresa.
  • Empresários Individuais (EI): trata-se do requerimento de empresário, entregue ao governo federal, que substitui o contrato social e não deve ser alterado.
  • EIRELI: ato constitutivo, pode ser alterado e incluir cláusulas extras para adequá-lo às atividades da empresa.

 

MEI possui contrato social?

A modalidade de MEI não possui contrato social. Isso porque a atividade econômica é executada através do próprio nome e não constitui uma sociedade. O contrato social é voltado para sociedades, com o fim de deixar claro o que é dever e o que é direito de cada sócio em comum acordo - com exceção da EI.

Entretanto, o Certificado de Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) pode cumprir uma função semelhante. Trata-se, portando, do comprovante de inscrição do CNPJ e registro como MEI. Assim, a categoria MEI não possui contrato social por ser menos complexa e possuir menos burocracias.

 

Como emitir o CCMEI?

Para aqueles que buscam uma substituição do contrato social para MEI, que não sabem onde encontrar ou que o desejam impresso, basta:

  1. Acesse o Portal do Empreendedor;
  2. Clique na opção "Já sou MEI" e "Serviços";
  3. Então, clique em "Emita seu Comprovante de MEI";
  4. Informe seus dados de acesso ao portal;
  5. Por fim, clique em "Fazer download do comprovante".

 

Leia também:

MEI: saiba como abrir seu CNPJ e formalizar-se gratuitamente

MEI tem direito aos benefícios de seguro-desemprego, FGTS e PIS?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes