Vendas por Whatsapp: 10 dicas para uma abordagem estratégica

O aplicativo de mensagens também pode ser usado para empreendedores alcançarem clientes de maneira estratégica, e logo terá funcionalidade que possibilitará transações. Saiba mais:

O Whatsapp é um aplicativo conhecido e utilizado por quase todo brasileiro. É uma ferramenta que facilitou a comunicação entre os usuários, aproximando pessoas com suas mensagens, videochamadas e grupos. Entretanto, também pode ser usada para impulsionas as estratégias de vendas da sua empresa, através de um planejamento estratégico. Saiba por que e como realizar vendas por Whatsapp:

 

Por que realizar vendas por Whatsapp?

O Whatsapp é um aplicativo que concentra mais de 120 milhões de usuários no Brasil, com 42 bilhões de mensagens compartilhadas todos os dias. Portanto, é uma ferramenta que mudou a forma como as pessoas se comunicam e como as empresas fazem negócio. Segundo a pesquisa MMA Mobile Report 2017, ele já era o aplicativo para smartphone mais utilizado, com 68% de preferência entre os brasileiros.

Vendas pelo whatsapp
(imagem: reprodução) as vendas através do whatsapp priorizarão a segurança do usuário.

Além disso, o Whatsapp afirmou em junho deste ano que vai permitir enviar e receber dinheiro direto do aplicativo. A princípio, o Brasil será o primeiro país a ter a funcionalidade, voltada para pessoas físicas e pequenas empresas. Para garantir a segurança e evitar fraudes, será necessário informar um código de PIN de seis dígitos ou a biometria do celular antes da transferência.

Dessa maneira, não existe melhor maneira de começar do que começando. Mas você pode evitar muitos caminhos perigosos seguindo conselhos simples e práticos que te ajudarão a ter abordagens mais estratégicas em suas vendas por Whatsapp. Confira 10 dicas:

 

#1 Listas de transmissão

As listas de transmissão são funcionalidades dadas pelo Whatsapp onde você pode enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. Assim, você consegue oferecer uma abordagem mais pessoal, com mensagens enviadas diretamente para o contato, e de uma maneira mais prática e estratégica. Em contrapartida, evite utilizar grupos.

 

#2 Conteúdo

Você pode gerar engajamento através do aplicativo criando conteúdos em áudios, vídeos e textos. Divulgue seu perfil em outras redes sociais, e tentar explorar caminhos neles. Você pode optar por resumir sua última publicação, compartilhar um vídeo ou utilizar a sua criatividade para oferecer informações relevantes ao seu cliente. Entretanto, lembre-se sempre do bom senso. É necessário entender e estudar o seu cliente para elaborar a melhor estratégia. Além disso, cada rede social possui uma estratégia diferente. O instagram, por exemplo, também pode se tornar uma ótima ferramenta de vendas.

 

#3 Business e Web

O Whatsapp Business é uma versão voltada para empresas, negócios individuais e de pequeno porte. Através dele, muitas funcionalidades são disponíveis e possibilita o udo do telefone fixo para registro. Isso dá um ar de profissionalismo para o seu negócio, e pode funcionar como um cartão de visitas. Também possibilita visualizar suas métricas, como mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas. Ainda possibilita marcas os clientes com etiquetas, com informações como "pagamento pendente" ou "finalizado".

Portanto, ele pode te ajudar a definir um horário de atendimento, deixando ativo apenas quando a empresa estará aberta. Todavia, o atendimento imediato é muito importante para o cliente. Deixe sempre claro seus horários e, ao utilizar o Business, programe mensagens para avisar seus clientes qual o horário de atendimento e quando a mensagem será atendida.

Por outro lado, utilizar o Whatsapp Web torna a tarefa mais prática para acompanhar as conversas com os clientes, receber e enviar arquivos.

Dci vendas por whatsapp
Ilustração: pch. Vector em freepik

#4 Construa audiência e capture leads

Também é porrível e recomendado construir contatos através de outras redes sociais, com diferentes conteúdos que os seduzam. Direcione o seu possível cliente, sempre mencionando onde pode te contatar - no caso, o Whatsapp. Não economize ao divulgar o seu atendimento. Aliás, é sempre melhor que os clientes cheguem a você.

Outra possibilidade é disponibilizar conteúdos estratégicos como recompensas digitais. Basicamente, você irá ofertar informações - como e-books -, e em troca solicitar o número do usuário.

 

#5 Organização e aparelho único

Lembre-se de manter os contatos dos seus clientes organizados. Assim, pode ser mais fácil manter o contato e as listas de transmissão. O que pode tornar ainda mais prático é ter um aparelho único para esse serviço, assim os seus contatos pessoais e comerciais não se misturam.

 

#6 Chatbots

Com os chatbots você consegue atender seus clientes por Whatsapp em qualquer dia e horário de forma automática. Você pode contratar um serviço e a empresa configura a lista de produtos que deseja oferecer, incluindo imagem, preço e descrição. Assim, quando qualquer pessoa entrar em contato, receberá uma resposta imediata.

Assim como o anunciado, o Whatsapp já está buscando oferecer um serviço de pagamento no próprio aplicativo para contas cadastradas na versão Business.

 

#7 Planejamento nas vendas por Whatsapp

Quando usamos o Whatsapp com funções pessoais, não nos preocupamos com o momento que iremos olhar as mensagens, quando iremos responder ou quanto tempo nos consome. Porém, quando falamos de negócio é importante dar atenção ao planejamento.

Portanto, tome tempo para colocar no papel, em planilhas ou outros as etapas e os processos mais importantes na comunicação do seu negócio. Depois, organize. Planeje suas postagens, datas de envio de mensagens, horários e tudo mais necessário.

Lembre-se que o whatsapp é uma rede de mão dupla, onde você pode enviar mensagens e o seu cliente pode te responder. Inclua um momento para respostas e relacionamento. Um cronograma é mais que útil.

 

Vendas por whatsapp dci
Ilustração: pch. Vector em freepik

#8 Campanha de vendas e gatilhos mentais

Crie mensagens persuasivas para vender o seu peixe. Com as listas, você pode alimentar muitas mensagens e direcioná-las aos contatos. Assim, invista tempo e crie mensagens persuasivas. Já com os gatilhos mentais você utiliza técnicas de persuasão que se relacionam com instintos e emoções. Com eles, você consegue engajar pessoas.

 

#9 Rotina

Assim como qualquer outro trabalho, é necessário ter uma rotina. Um horário de trabalho delimitado, tendo um momento certo para contatar os clientes e envio de publicidade para gerar vendas no Whatsapp. Dessa maneira você foge dos erros mais comuns.

 

#10 Trace o perfil do seu público

Quantas mensagens enviar? Quantas publicações? Que horário? Para responder essas perguntas e aplicar uma boa estratégia de vendas, é necessário traçar o perfil do seu público. Quem você está tentando alcançar? Qual o seu perfil? Qual seria o melhor horário para essa pessoa ler as mensagens?

Além disso, saiba que você pode traçar um público-alvo e uma persona. O público-alvo é algo mais geral, como a faixa-etária e outras informações demográficas. Porém, uma persona é a pessoa ideal que você deseja alcançar, então quanto mais específico for seu perfil, melhor você entenderá as suas necessidades e oferecerá o melhor atendimento.

 

O que não fazer nas vendas por Whatsapp?

Assim também condutas problemáticas podem te fazer perder clientes. Portanto, muita atenção nas suas abordagens. Confira o que não fazer:

  • Ser desorganizado: você pode perder inúmeras oportunidades por não manter uma organização e não saber lidar com a demanda (ou falta dela), e até mesmo não compreender o seu público pode interferir em todo o planejamento.
  • Comprar mailing:  porque provavelmnete não gostarão de receber sua mensagem e podem reportar como spammer, o que pode gerar banimento.
  • Não se atentar a LGPD: desde já, lembre-se de adaptar seu processo de venda a Lei Geral de Proteção de Dados.

Investir em vendas por Whatsapp pode incluir oportunidades e riscos. Então, estude muito bem o perfil do seu cliente para entender a quantidade ideal de mensagens, se a permissão para o envio é necessária, o comportamento de compra do seu produto ou serviço, se deve enviar mensagens de ofertas e promoções personalizadas, montando um mapeamento estratégico que garantirá o sucesso do negócio.

Fonte Olhas Digital MMA Mobile Report Brasil 2017
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes