Como vender pelo Instagram: 10 dicas que funcionam em 2020

A rede social oferece uma série de ferramentas que podem ser usadas para interagir com clientes

Vender pelo Instagram tem sido a escolha de muitos empreendedores que iniciam no ramo dos pequenos negócios. A opção pela rede social tem bons motivos, ela disponibiliza vários recursos que permitem interação com seguidores e exposição dos produtos. São stories, caixa de perguntas, destaques, IGTV e o mais recente reels. 

Pesquisa de 2019 encomendada pela empresa e desenvolvida pelo Instituto Ipsos, revelou que 73% dos usuários acessam a rede social porque ela permite interação com marcas. Além disso, 42% das pessoas fizeram compras online motivadas pela experiência no Instagram. 

Entrevistamos a especialista em marketing digital Joyce Gonçalves que dá dicas de como utilizar a plataforma para dar maior visibilidade ao negócio. 

Pesquise antes de começar a vender pelo Instagram 

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Para criar uma marca é necessário definir o tipo de produto que será ofertado, para então realizar pesquisar como público alvo e concorrentes. Também é essencial produzir um bom logotipo, cuja as cores e design estejam de acordo com seguimento em questão.  

Instagram for Business

Com a marca e o logotipo criados é hora de abrir uma conta para vender no Instagram. Ao se cadastrar na rede social, é possível alterar o perfil para conta comercial. Então, nessa modalidade pode-se inserir  informações como como horário de funcionamento, endereço  e número de telefone. No que tange aos perfis para seguir, é recomendado acompanhar marcas do mesmo ramo. 

Vários logos do Instagram
Como vender pelo Instagram (Pixabay)

Bio 

A biografia do Instagram fica na parte superior do perfil. Nela é necessário colocar o segmento da marca. Além dos dados já mencionados: horário de funcionamento, endereço  e número de telefone. No que tange ao contato telefônico, é interessante direcionar a conversa com os clientes ao WhatsApp Business, de forma a manter organização. 

O que postar para conseguir vender pelo Instagram? 

Para impulsionar as vendas no Instagram é necessário manter uma frequência de postagens. Joyce diz que o ideal é no mínimo duas postagens por dia, uma no story e outra no feed. Ou postar um dia sim e um dia não no feed, e todos os dias nos stories. 

Ademais, entre os conteúdos postados deve-se optar por colocar vídeos e fotos dos bastidores da produção; os seguidores se interessam por isso. Também é recomendado disponibilizar um vídeo contando a história do negócio; o mesmo pode ser publicado na função IGTV, que permite vídeos de mais de um minuto. 

Storytelling

Comunicar uma ideia de modo criativo por meio de imagens, palavras e sons é chamado de storytelling. Essa estratégia deve ser levada em conta nas publicações. Segundo Joyce, nas legendas não é interessante colocar sempre um texto falando para o seguidor comprar determinado produto. Ao invés disso pode-se dar dicas de como usá-lo. Se o produto for uma joia, por exemplo, o texto pode indicar peças de roupas que combinem com ela. 

Da mesma forma, as fotos também devem contar uma história. Além do ambiente iluminado, deve-se colocar o objeto em um contexto que faça referência a ela. Por exemplo, se a marca for uma papelaria, pode dispor o produtos em uma mesa indicando seu uso escolar. 

Vários materiais escolares espalhados em uma mesa
Nas fotos, conte uma história. (Freepik)

Destaques

Nos destaques é possível fixar alguns stories, eles ficam logo acima do feed. A especialista em marketing recomenda criar destaques para informações mais detalhadas acerca da marca, feedback de clientes e produtos novos. Cuidado para não exagerar; cinco à dez stories por destaque são o suficiente. 

Instagram Shopping 

Para vender na plataforma, é interessante ativar o Instagram Shopping. O recurso permite que o usuário crie sua loja dentro rede social. Desse modo, os produtos da foto publicada aparecem com etiquetas com nome e preço. Ao clicar nelas, o usuário é direcionado para outra página onde pode ver todos os produtos ofertados.  

Parcerias e influencers

Realizar parcerias com outras marcas e com influencers ajuda no processo de vender pelo Instagram. Nesse sentido, oferecer cupons de desconto exclusivos pra quem comprar por intermédio do influencer é um boa opção. 

Disponibilize ofertas para vender pelo Instagram 

É razoável oferecer ofertas uma ou duas vezes por mês. Além disso, pode-se considerar oferecer desconto para novos compradores. 

Seis quadrados de posts de maquiagem para vender pelo Instagram
Postagens para vender pelo Instagram (Freepik)

Conte o seu diferencial para vender no Instagram

Na construção da marca é necessário definir um diferencial perante as concorrentes. Esse diferencial deve ser explicado aos seguidores, visando mais vendas pelo Instagram.

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