Navegar por categoria

Brasileirão

Leia as principais notícias sobre o Brasileirão no DCI. Acompanhe todas as novidades e informações ligadas ao campeonato, seus times e resultados.

Brasileirão

O futebol brasileiro é um dos mais disputados do mundo, e o equilíbrio se reflete na lista dos maiores campeões do Brasileirão, o principal campeonato nacional. Afinal, não existe um time disparado na frente, e a diferença entre eles é pequena. Por outro lado, quando se fala na disputa entre clubes de São Paulo e do Rio de Janeiro, a história é diferente.

No entanto, o equilíbrio poderia ser maior caso a Taça Brasil, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa e a Taça de Prata não tivessem sido unificadas ao Campeonato Brasileiro [este evento teve sua primeira edição registrada durante o ano de 1959]. A partir de 2010, portanto, a CBF passou a considerar estas antigas competições como títulos brasileiros.

Até então, o Atlético-MG era considerado o primeiro campeão nacional pelo título de 1971. Depois da unificação, entretanto, a contagem passou a começar em 1959, ano em que o Bahia levou a Taça Brasil ao desbancar o Santos de Pelé.

A unificação também inflou o número de títulos do Palmeiras e do Santos, clubes que mandavam no cenário nacional antes de 1971. Dessa forma, os times paulistas passaram a dominar a lista dos maiores campeões brasileiros. Segundo a CBF, são 32 títulos paulistas contra 16 cariocas.