Champions League 2020/21: as maiores surpresas da fase de grupos

Depois da definição dos classificados para as oitavas da Champions League 2020/21, relembre os resultados mais inesperados da primeira fase

Logo no sorteio dos grupos da Champions League 2020/21, já era possível apontar alguns favoritos para avançar à segunda fase. Mas, dentro de campo, nem sempre as previsões se concretizam. Aliás, se não fosse assim, o futebol não seria tão fascinante.

No Grupo A, por exemplo, o atual campeão Bayern de Munique confirmou as expectativas e avançou invicto em primeiro lugar, seguido pelo Atlético de Madri. Por outro lado, o Grupo B da Champions League 2020/21 foi repleto de surpresas. A começar pela primeira rodada.

Champions League 2020/21: surpresas do Grupo B

Afinal, ninguém esperava que o poderoso Real Madrid, maior campeão da Champions, estreasse em casa com uma derrota para o Shakhtar Donetsk. E não foi uma derrota qualquer, pois o time ucraniano abriu 3 a 0 ainda no primeiro tempo. Na etapa final, os merengues tentaram reagir, mas não evitaram o revés por 3 a 2. Além disso, no jogo de volta na Ucrânia, o Shakhtar voltou a bater o Real por 2 a 0.

Mas esta não foi a maior surpresa do Grupo B da Champions League 2020/21. Na segunda rodada, o Real Madrid se complicou ainda mais ao empatar com o Borussia Mönchengladbach. O time alemão, aliás, massacrou o Shakhtar Donetsk com duas goleadas, uma por 6 a 0 e a outra por 4 a 0.

Jogadores do gladbach esperam por definição de vaga nas oitavas da champions league 2020/21
Reprodução/twitter gladbach

O Real Madrid, no entanto, se recuperou ao vencer seus dois jogos contra a Inter de Milão. Na última rodada, tudo poderia acontecer, e os merengues se garantiram na liderança com uma vitória em casa sobre o Borussia Mönchengladbach. Apesar da derrota, os jogadores do time alemão permaneceram em campo para acompanhar o jogo entre Inter e Shakhtar por um iPad.

Com a confirmação do empate sem gols entre Inter e Shakhtar, os jogadores do Borussia Mönchengladbach comemoraram a classificação como se fosse um título. Afinal, o time alemão não disputa a segunda fase da competição desde 1978, quando chegou às semifinais. Por outro lado, o badalado elenco da Inter de Milão amargou a lanterna do grupo que terminou como o mais surpreendente da Champions League 2020/21.

Grupo D: Atalanta apronta de novo

Atalanta x ajax pela champions league 2020/21
Uefa. Com

Se o Grupo C confirmou as previsões ao terminar com City e Porto folgados na liderança, o Grupo D da Champions League 2020/21 foi decidido na última rodada. Como era de se esperar, o Liverpool ficou com a liderança, mas não foi tão fácil assim. Afinal, a Atalanta mostrou que pode chegar ainda mais longe nesta edição.

Pelo que já aprontou, a Atalanta não chega a ser uma surpresa, pois chegou às quartas de final na edição passada e quase eliminou o finalista PSG. Mas, desta vez, a classificação esteve em risco depois de um empate em casa contra o Ajax e uma derrota por 5 a 0 para o Liverpool.

A vingança contra os Reds, no entanto, veio logo na rodada seguinte, com uma vitória por 2 a 0 em Anfield. Em seguida, um tropeço contra o Midtjylland deixou o Ajax em posição favorável para decidir a vaga em casa contra os italianos. Mas, em Amsterdam, a Atalanta mostrou força e garantiu a classificação com um gol nos minutos finais. A outra surpresa da última rodada do Grupo D foi o Midtjylland, que arrancou um empate fora de casa com o Liverpool.

Juventus e Leipzig se superam

Cristiano ronaldo comemora gol contra o barcelona
Uefa. Com

O Grupo E terminou com Chelsea e Sevilla disparados na frente, enquanto o Grupo F teve Borussia Dortmund e Lazio nas primeiras posições. Assim como o Grupo G, que confirmou as expectativas com o domínio de Juventus e Barcelona. A surpresa, no entanto, ficou para o esperado duelo entre Messi e Cristiano Ronaldo na última rodada.

Jogando fora da casa, a Juventus precisava marcar pelo menos três gols contra o Barcelona para avançar em primeiro lugar no grupo. A tarefa parecia improvável, até pelo que o time espanhol vinha jogando na Champions. Mas os italianos sobraram em campo e venceram com tranquilidade por 3 a 0, com dois gols de pênalti de Cristiano Ronaldo. Aliás, o Barça não perdia em casa pela Champions desde 2013.

Finalmente, o Grupo H também esteve entre os mais disputados da fase de grupos da Champions League 2020/21, com PSG, Manchester United e RB Leipzig disputando as duas vagas até a última rodada. O PSG contou com a inspiração de Neymar para assegurar a liderança do grupo graças a duas vitórias decisivas na reta final, contra United e Istanbul Basaksehir.

Já o Leipzig avançou graças a uma vitória por 3 a 2 sobre o Manchester United na última rodada da fase de grupos. Foi a vingança do time alemão, que amargou uma derrota por 5 a 0 para os Red Devils na segunda rodada. Vale lembrar que, na edição passada, o Leipzig chegou às semifinais e só parou diante do PSG de Neymar. Agora, resta saber se a Champions League 2020/21 terá novas surpresas no mata-mata.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes