Quantas Copa do Brasil o Flamengo tem até hoje?

Clube carioca é um dos mais vitoriosos na história da competição

A primeira Copa do Brasil foi em 1989 e em 34 anos de torneio o Rubro-Negro é um dos maiores campeões, atrás apenas do Cruzeiro e Grêmio. Vem ver quantas Copa do Brasil o Flamengo tem até hoje e como foram as conquistas.

Saiba quantas Copa do Brasil o Flamengo tem?

Em três décadas de torneio, o Flamengo conquistou 4 títulos da Copa do Brasil, sendo o primeiro em 1990, depois em 2006, 2013 e o último em 2022. O elenco tem o mesmo número que o Palmeiras, mas está atrás do Cruzeiro e do Grêmio, que integram a lista de maiores campeões.

1) Flamengo campeão da Copa do Brasil em 1990 | Quantas Copa do Brasil o Flamengo tem

O Flamengo soltou o grito de campeão pela primeira vez em 1990. Estreou contra o Capelense, de Alagoas, na primeira fase por 5 x 1. Para o jogo de volta, ficou com a vaga na próxima etapa ao golear em 4 x 0.

Nas oitavas de final, o Mengo esbarrou no Taguatinga, do Distrito Federal, e venceu o primeiro jogo por 2 x 0, enquanto a volta não saiu do 1 x 1. Nas quartas de final foi a vez de superar o Bahia no segundo jogo, já que o empate na ida deixou tudo igual.

Para a semifinal o Fla enfrentou o Náutico. O primeiro jogo ficou 3 x 0 e, na volta, 2 x 2, com o Mengo classificado.

Na final contra o Goiás, o clube vermelho venceu o primeiro jogo por 1 x 0, gol de Fernando. Na volta, nenhum dos dois saiu do zero a zero e, de maneira invicta, o resultado foi o primeiro título do Flamengo na Copa do Brasil.

Imagem mostra quantas copas do brasil o flamengo tem
Com renato gaúcho, flamengo venceu a copa do brasil em 1990. Foto: reprodução youtube/serra dourada esportes

 

2) Flamengo bicampeão da Copa do Brasil em 2006

Em 2006, o elenco rubro-negro conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil. Estreou com empate diante do ASA, de Alagoas, na primeira fase (1x1) enquanto na volta carimbou o passaporte (2x1).

Pela segunda fase, o Fla ganhou do ABC com tranquilidade no primeiro (1x0) e segundo jogo (4x0). Para as oitavas de final, goleou o Guarani (5x0) e, na volta, perdeu para o clube paulista sem culpa (1x0).

Foi quando nas quartas de final esbarrou no Atlético Mineiro. Em grande duelo, o Rubro-Negro faturou a vantagem no primeiro jogo (4x1) enquanto na volta nenhum dos dois saiu do zero. Para a semifinal, entretanto, o grupo carioca passou pelo Ipatinga com facilidade (3x2 no agregado).

Naquela edição, o clássico entre Vasco e Flamengo se formou na final. De maneira fascinante, o Mengo venceu os dois confrontos da decisão com 2 a 0 no primeiro, gols de Obina e Luizão, enquanto no segundo por 1 a 0, gol de Juan, para dar a taça ao time.

3) Terceiro título do Flamengo na Copa do Brasil em 2013 | Quantas Copa do Brasil o Flamengo tem

Com Hernane no elenco, o Rubro-Negro conquistou o terceiro título da Copa do Brasil em 2013. Durante a primeira fase o time de vermelho e preto passou pelo Remo sem problemas (4x0 no agregado) enquanto na segunda fase superou o Campinense (4x2 no agregado).

Para a terceira fase, o Fla reencontrou o ASA, de Alagoas, e novamente venceu os dois jogos (4x1 no agregado). Para as oitavas de final o duelo foi um pouco mais complicado para o Flamengo, com vitória do Cruzeiro no primeiro embate e o triunfo do gol fora de casa na volta (2x2 no agregado).

Nas quartas de final passou pelo rival Botafogo (5x1 no agregado) e, na semifinal, deixou para trás o Goiás (4x2 no agregado), assim como em 1990 na conquista do título.

Flamengo e Athletico Paranaense disputaram a final da Copa do Brasil. O primeiro jogo foi disputado em Curitiba, com empate em 1 x 1, gols de Marcelo e Amaral. Na volta, o Fla superou o time paranaense por 2 a 0, gols de Elias e Hernane no segundo tempo, no Maracanã.

Flamengo na copa do brasil de 2013
Hernanes fez o gol do título em 2013. Foto: reprodução youtube/fla tv

 

4) Flamengo vence a Copa do Brasil em 2022 | Quantas Copa do Brasil o Flamengo tem

O título de 2022 na Copa do Brasil foi, com certeza, o mais inesperado. Apesar da ótima campanha do clube dentro e fora de campo, o grupo não estreou como favorito mas por passo por passo, conseguiu chegar na final.

Contra o Altos na terceira fase, o clube faturou o passe para fase adiante (1x4 no agregado). Para as oitavas de final esbarrou no Atlético Mineiro e, sem problemas, também deixou o clube mineiro comer poeira (2x3 no agregado).

Nas quartas de final foi a vez do Athletico Paranaense. O resultado simples, com gol de Arrascaeta, carimbou o passaporte do grupo carioca (1x0 no agregado) enquanto, na semifinal, os dois jogos contra o São Paulo levaram o clube até a decisão contra o Corinthians (1x4 no agregado).

O primeiro jogo aconteceu na Neo Química Arena, empate em zero a zero. Na volta, Pedro abriu o placar aos 7 minutos enquanto Giuliano deixou tudo igual no segundo tempo. Nos pênaltis, o Mengo conquistou o Brasil pela quarta vez.

Flamengo na copa do brasil de 2022
Flamengo conquistou o tetra em 2022. Foto: reprodução gilvan de souza/flamengo

Saiba quem tem mais Copa do Brasil entre Flamengo ou Corinthians

Flamengo na Copa do Brasil em 2023

O clube carioca Flameng disputa a semifinal da Copa do Brasil em 2023, contra o Grêmio, pela vaga na decisão. O primeiro jogo será disputado na quarta-feira, 26 de julho, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A volta está marcada para 16 de agosto, quarta, no Maracanã.

O Mengo conquista pelo segundo ano consecutivo a vaga na final da Copa do Brasil se vencer o Grêmio na semifinal. O time estreou na terceira fase com derrota para o Maringá, mas virou o jogo no Rio de Janeiro. Passou pelo Fluminense nas oitavas de final e, nas quartas, passou pelo Athletico PR.

O grupo de Sampaoli está perto de conquistar o quinto título e assim diminuir a diferença com o Cruzeiro, maior campeão com seis conquistas.

Leia também:

Quais títulos o Flamengo não tem?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes