Tem gol fora de casa na Copa do Brasil? Confira o regulamento

Equipes disputaram a primeira rodada das semifinais nesta quarta-feira; veja os resultados e saiba se tem gol fora de casa

O gol fora de casa não é mais utilizado na Copa do Brasil, uma das maiores competições de clubes do país, como critério de desempate. A CBF optou por retirar do regulamento a regra em 2018 tornando as disputas cada vez mais acirradas. Em 2021, Flamengo, Fortaleza, Athletico-PR e Atlétic-MG disputam as semifinais.

 

Quais são os maiores campeões da Copa do Brasil? 

Tem gol fora de casa na Copa do Brasil?

Gol fora de casa na Copa do Brasil não é critério de desempate. A regra não pertence ao regulamento da CBF, a Confederação Brasileira de Futebol, desde 2018. Sendo assim, em caso de igualdade nas somas dos confrontos de ida e volta, a disputa de pênaltis é realizada para definir o vencedor.

Naquele mesmo ano, a alteração aconteceu somente nos critérios, sem alterar o modelo do torneio que continua com duas fases preliminares em jogos únicos, enquanto a terceira apresenta grandes equipes brasileiras jogando duas partidas para definir quem avança até as oitavas de final da edição. A CBF faz os sorteios para definir os duelos, mando de campo e cada uma das chaves.

Semifinal da Copa do Brasil 2021

Disputam as semifinais da Copa do Brasil em 2021 as equipes Flamengo, Fortaleza, Athletico-PR e Atlético-MG. Pela primeira rodada, só o Atlético Mineiro garantiu a vantagem enquanto os outros times deverão buscar a vitória na volta pela classificação da final.

O Flamengo saiu na frente durante o primeiro jogo, mas viu o Athletico-PR reagir e tomar o placar até o finalzinho da partida, até que o time carioca deixou em 2 a 2 para definir tudo no jogo de volta. Do outro lado, o Atlético-MG amassou o Fortaleza jogando em casa sem muitas opções.

Sem o gol fora de casa, tudo pode acontecer nos confrontos da Copa do Brasil.

 

Quarta-feira, 20/10 – Jogos de ida na semifinal da Copa do Brasil

  • Athletico-PR 2 x 2 Flamengo
  • Atlético-MG 4 x 0 Fortaleza

 

Quarta-feira, 27/10 – Jogos de volta na semifinal da Copa do Brasil

  • Flamengo x Athletico-PR – 21h30
  • Fortaleza x Atlético-MG – 21h30
tem gol fora na copa do brasil
Flamengo enfrenta o Athletico-PR na semifinal. Foto: Alexandre Vidal / CRF

Regulamento da Copa do Brasil 2021

As duas primeiras fases do torneio nacional ocorrem em jogo único. No entanto, na primeira a equipe visitante tem a vantagem do empate para avançar até a próxima fase. Já na segunda, no empate, a decisão vai para os pênaltis. A partir da terceira, os jogos acontecem em duelos de ida e volta, assim como nas oitavas, quartas, semi e final. Se terminar empatado, os pênaltis serão necessários também.

Oitenta clubes entram no torneio logo na primeira fase. Destes, somente quarenta avançam para a segunda e vinte para a terceira, juntando-se aos 12 clubes já garantidos de forma direta na etapa três da Copa do Brasil. São eles: os oito classificados para a Libertadores, nono colocado do Brasileirão, campeões da Série B, da Copa do Nordeste e Copa Verde.

Que dia é a final da Copa do Brasil 2021?

Segundo o planejamento da CBF, o primeiro jogo da final da Copa do Brasil 2021 será no dia 8 de dezembro (ida), enquanto o segundo está programado para 12 de dezembro (volta).

As semifinais no entanto ocorrem no mês de outubro. A confederação brasileira definiu os dias 20 e 27, duas quartas-feiras, como datas para a realização dos confrontos. A grande final desta edição terá um confronto inédito, pois irá reunir duas equipes que nunca se enfrentaram na decisão do torneio.

 

SBT vai transmitir a final da Libertadores 2021? Veja onde assistir 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes