Corrida Sprint F1 2022 no GP da Áustria: como vai ser a disputa

Prova da Áustria é a segunda etapa com a corrida sprint este ano; GP de São Paulo também receberá a corrida na temporada da Fórmula 1

O Grande Prêmio da Áustria é a segunda etapa da temporada a receber a Corrida Sprint F1 2022. O novo modelo de classificação idealizado pela liga define o grid de largada para a prova de domingo, onde todos os vinte pilotos disputam a rápida corrida no Circuito de Red Bull Ring, em Spielberg. Saiba como vai ser a corrida sprint neste fim de semana e quem serão os competidores.

Como funciona a Corrida Sprint F1 2022?

A Corrida Sprint F1 2022 substitui o treino de classificação no sábado. A sprint é uma corrida rápida, feita em 100km na pista com duração de 25 a 30 minutos, tornando-se consequentemente mais disputada do que o próprio treino. Ao fim da corrida, as posições de cada piloto vão formar o grid de largada para a corrida oficial do domingo.

Por exemplo, se Max Verstappen vencer a corrida sprint no sábado, isso significa que ele vai largar em primeiro lugar no Grande Prêmio no domingo.

Na sexta-feira, o treino é feito para determinar as posições de cada piloto na corrida sprint. Aqui, o formato permanece o mesmo, com Q1, Q2 e Q3, onde fica em primeiro lugar na classificação quem fizer a volta mais rápida.

No sábado, a sprint vai ser realizada após o segundo treino livre. Seguindo a classificação definida no treino, os pilotos disputam a rápida corrida para definir o grid de largada do dia seguinte.

A novidade é que a sprint race entrega pontos para os pilotos que terminarem entre as oito primeiras posições na classificação. O primeiro leva oito pontos, o segundo sete, o terceiro seis e assim por diante.

Entenda como funciona o sistema de pontuação da Corrida Sprint Race em 2022.

 

1º colocado – 8 pontos
2º colocado – 7 pontos
3º colocado – 6 pontos
4º colocado – 5 pontos
5º colocado – 4 pontos
6º colocado – 3 pontos
7º colocado – 2 pontos
8º colocado – 1 ponto

Programação do GP da Áustria em 2022

O Grande Prêmio da Áustria é a décima prova da temporada 2022 na Fórmula 1. Serão dois treinos livres, um classificatório, a sprint race e a corrida no domingo entre os dias 8, 9 e 10 de julho.

Correndo no Circuito de Red Bull Ring, em Spielberg, os vinte pilotos buscam a zona de classificação para que possam garantir pontos e assim conquistarem uma melhor colocação na tabela dos pilotos pelo Mundial.

Todos os treinos e corridas serão realizados no período da manhã, já que a Áustria está 5 horas à frente de Brasília,, com exceção dos estados que possuem horários diferentes como Acre, Mato Grosso e Amazonas.

Max Verstappen, da Red Bull, lidera a classificação com 181 pontos, enquanto Sergio Perez, também da Red Bull, e Charles Leclerc, da Ferrari, seguem buscando a ponta da tabela pelo título da temporada na Fórmula 1.

 

Sexta-feira (08/07): - Corrida Sprint F1 2022
Treino livre 1 - 08h30 (BandSports)
Treino de classificação - 12h (BandSports)

Sábado (09/07): - Corrida Sprint F1 2022
Treino livre 2 - 07h (BandSports)
Corrida Sprint - 11h30 (BAND, Site da BAND, BandPlay e BandSports)

Domingo (10/07): - Corrida Sprint F1 2022
Gp da Áustria 2022 - 10h (BAND, Site da BAND, BandPlay)

Corrida sprint f1 2022
Confira toda a programação do gp da áustria. Foto: reprodução / fórmula 1 oficial / www. Formula1. Com

Leia também: Como funciona a Pontuação da Fórmula 1 em 2022

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes