Fórmula 1 na Band: veja o que muda nas transmissões das corridas

Sem renovar seu contrato, Globo perdeu os direitos de transmissão da principal categoria do automobilismo, que estará de casa nova no Brasil.

A Fórmula 1 estará de casa nova no Brasil nesta temporada. Isso porque a Rede Globo decidiu não renovar com a Liberty Media, empresa americana responsável por negociar os direitos da F1. No entanto, a Band fechou contrato com o grupo e voltará a exibir a principal categoria do automobilismo, após 40 anos.

O acordo entre a emissora e a Liberty valem para as temporadas 2021 e 2022, mas além das corridas, os treinos oficiais aos sábado serão exibidos no BandSports, na tv fechada. O canal pago também irá exibir a Fórmula 2 e Fórmula 3 .

Fórmula 1 na Band: quem vai narrar?

A voz marcante das corridas de F1 é a de Galvão Bueno. Inclusive, Galvão era o locutor das provas em 1980, ano da última transmissão de Fórmula 1 feita pela Band. No ano seguinte, devido a seu bom trabalho, foi contratado pela Globo e está na emissora carioca desde então.

Sem Galvão, a nova casa da Fórmula 1 no Brasil precisará de um narrador, mas ainda está em definição. O primeiro nome na lista da emissora é Sérgio Maurício. O locutor tem experiência na categoria, por conta de seu trabalho na SporTV desde os anos 90.

Sérgio maurício é principal nome para comandar locução da fórmula 1 na band
Sérgio maurício é principal nome para comandar a locução da fórmula 1 na band (foto: reprodução/sportv)

Quem será o comentarista da F1?

Para os comentários das corridas, a emissora já conta com Reginaldo Lemes. Com vasta experiência, Lemes trabalhou com F1 de 1981 e 2019 na Rede Globo. No entanto, desde o final de 2020 está na Band para comentar corridas de Stock Car.

E as reportagens?

Para as reportagens, a Band contratou Mariana Becker, repórter da categoria desde 2007, pela Rede Globo. A jornalista saiu da emissora carioca na semana passada, logo depois de 27 anos na casa.

Contratada pela band, mariana becker será repórter nas corridas da fórmula 1
Contratada pela band, mariana becker será repórter nas corridas da fórmula 1 (foto: instagram/@oficialmarianabecker)

Por que a Globo desistiu de exibir o campeonato ?

A Rede Globo decidiu não renovar seu contrato com a Liberty Media, por motivos financeiros. A empresa americana e a emissora conversaram sobre a renovação do contrato, mas não fecharam um acordo. Isso porque a Globo não aceitou pagar a quantia pedida pelo grupo.

Assim como ocorre com a Libertadores, as negociações acontecem em dólares, e com a alta da moeda nos últimos meses, por conta da pandemia de Covid-19, o valor para transmissão da corrida também subiu.

+ Fórmula 1: veja as equipes e pilotos que estarão no grid em 2021

Transmissão da Fórmula 1 na Band

A ideia da emissora é fazer uma transmissão em diversas plataformas. Além da TV aberta, a Band pretende investir na internet e no rádio. Os lucros das cotas de patrocinadores serão divididos entre a TV e a Liberty Media, fato que agradou a empresa que não queria abrir mão do mercado brasileiro.

Dentre os patrocinadores, a Renault é um dos interessados e a montadora inclusive já demonstrou interesse no projeto. Há ainda o início da F1 TV Pro, no Brasil, serviço streaming da categoria e que custará R$ 28,90 por mês

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes