Futebol nas Olimpíadas 2021: os adversários do Brasil na fase de grupos

Seleção reencontra a Alemanha no futebol masculino após a grande final em 2016, no Rio de Janeiro, que lhe rendeu a medalha de ouro

Na manhã desta quarta-feira (21), a FIFA definiu através de sorteio em sua sede, na Suíça, os grupos do futebol masculino e feminino nas Olimpíadas de Tóquio em 2021. No futebol masculino, a Seleção Brasileira reencontra a Alemanha, rival na grande final que rendeu a primeira medalha aos brasileiros. Enquanto isso, a equipe do feminino tem a Holanda como principal adversária pela frente. Então, veja como ficaram os grupos.

Como funciona o futebol nas Olimpíadas?

O torneio de futebol masculino reúne 16 equipes dos mais diferentes continentes. Pela fase de grupo, quatro grupos com quatro seleções cada disputam a classificação para a próxima fase. Assim, os dois primeiros de cada grupo avançam para as quartas de final, tornando-se em modelo de mata-mata a partir daí. Então, as semifinais acontecem e, finalmente, a final, revelando o dono da medalha de ouro e prata nas Olimpíadas.

A fase de grupos tem início em 22 de julho, seguindo até a grande final realizada em 7 de agosto de 2021.

Seleção masculina do Brasil reencontra a Alemanha nas Olimpíadas de 2021

A final do futebol masculino em 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, vai acontecer novamente na fase de grupos pela edição de 2021. Através do sorteio realizado pela FIFA, Brasil e Alemanha vão se enfrentar novamente. Na ocasião, o Brasil venceu os alemães nos pênaltis, garantindo a primeira medalha de ouro da história do país.

A Seleção foi cabeça de chave no sorteio. Integrando o grupo D, o Brasil tem pela frente também a Costa do Marfim e Arábia Saudita. O primeiro jogo, contra a Alemanha, será realizado em 22 de julho, no Estádio Internacional de Yokohama. Enquanto isso, a segunda rodada está marcada para o dia 25 no mesmo estádio, enquanto a última acontecerá em 28 do mesmo mês no Estádio Saitama.

Grupo A

  • Japão, África do Sul, México e França

Grupo B

  • Nova Zelândia, Coreia do Sul, Honduras e Romênia

Grupo C

  • Egito, Espanha, Argentina e Austrália

Grupo D

  • Brasil, Alemanha, Costa do Marfim e Arábia Saudita
A 69
A conquista do ouro no futebol masculino em 2016 (lucas figueiredo / cbf)

Veja os grupos do futebol feminino nas Olimpíadas

A entidade também realizou o sorteio para o futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Diferentemente do masculino, o futebol feminino traz apenas 12 seleções em três grupos com quatro integrantes. Assim, os dois melhores se classificam, seguindo para as quartas, semis e finalmente a final, realizada no Estádio Olímpico de Tóquio.

Em estreia, a Seleção Brasileira, enfrenta a China em 21 de julho no Estádio Miyagi. Depois, pela segunda rodada, joga contra a Holanda no mesmo estádio em 24 de julho, finalizando contra a Zâmbia em 27 de julho no Estádio Saitama.

 

Grupo E

  • Japão, Canadá, Grã-Bretanha e Chile

Grupo F

  • China, Brasil, Zâmbia e Holanda

Grupo G

  • Suécia, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia
Sem titulo 118
Equipe da seleção brasileira feminina (sam robles/cbf)

Quando os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021 acontecem?

De acordo com a programação oficial divulgadas pelo Comitê Olímpico, as Olimpíadas de Tóquio 2021 tem início em 23 de julho, encerrando em 8 de agosto. Já o futebol, por outro lado, segue em 21 de julho até 7 de agosto.

 

+ História das Olimpíadas, muito além da competição

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes