Futebol nas Olimpíadas 2021: os adversários do Brasil na fase de grupos

Seleção reencontra a Alemanha no futebol masculino após a grande final em 2016, no Rio de Janeiro, que lhe rendeu a medalha de ouro

Na manhã desta quarta-feira (21), a FIFA definiu através de sorteio em sua sede, na Suíça, os grupos do futebol masculino e feminino nas Olimpíadas de Tóquio em 2021. No futebol masculino, a Seleção Brasileira reencontra a Alemanha, rival na grande final que rendeu a primeira medalha aos brasileiros. Enquanto isso, a equipe do feminino tem a Holanda como principal adversária pela frente. Então, veja como ficaram os grupos.

Como funciona o futebol nas Olimpíadas?

O torneio de futebol masculino reúne 16 equipes dos mais diferentes continentes. Pela fase de grupo, quatro grupos com quatro seleções cada disputam a classificação para a próxima fase. Assim, os dois primeiros de cada grupo avançam para as quartas de final, tornando-se em modelo de mata-mata a partir daí. Então, as semifinais acontecem e, finalmente, a final, revelando o dono da medalha de ouro e prata nas Olimpíadas.

A fase de grupos tem início em 22 de julho, seguindo até a grande final realizada em 7 de agosto de 2021.

Seleção masculina do Brasil reencontra a Alemanha nas Olimpíadas de 2021

A final do futebol masculino em 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, vai acontecer novamente na fase de grupos pela edição de 2021. Através do sorteio realizado pela FIFA, Brasil e Alemanha vão se enfrentar novamente. Na ocasião, o Brasil venceu os alemães nos pênaltis, garantindo a primeira medalha de ouro da história do país.

A Seleção foi cabeça de chave no sorteio. Integrando o grupo D, o Brasil tem pela frente também a Costa do Marfim e Arábia Saudita. O primeiro jogo, contra a Alemanha, será realizado em 22 de julho, no Estádio Internacional de Yokohama. Enquanto isso, a segunda rodada está marcada para o dia 25 no mesmo estádio, enquanto a última acontecerá em 28 do mesmo mês no Estádio Saitama.

Grupo A

  • Japão, África do Sul, México e França

Grupo B

  • Nova Zelândia, Coreia do Sul, Honduras e Romênia

Grupo C

  • Egito, Espanha, Argentina e Austrália

Grupo D

  • Brasil, Alemanha, Costa do Marfim e Arábia Saudita
A conquista do ouro no futebol masculino em 2016 (Lucas Figueiredo / CBF)

Veja os grupos do futebol feminino nas Olimpíadas

A entidade também realizou o sorteio para o futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Diferentemente do masculino, o futebol feminino traz apenas 12 seleções em três grupos com quatro integrantes. Assim, os dois melhores se classificam, seguindo para as quartas, semis e finalmente a final, realizada no Estádio Olímpico de Tóquio.

Em estreia, a Seleção Brasileira, enfrenta a China em 21 de julho no Estádio Miyagi. Depois, pela segunda rodada, joga contra a Holanda no mesmo estádio em 24 de julho, finalizando contra a Zâmbia em 27 de julho no Estádio Saitama.

 

Grupo E

  • Japão, Canadá, Grã-Bretanha e Chile

Grupo F

  • China, Brasil, Zâmbia e Holanda

Grupo G

  • Suécia, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia
Equipe da Seleção Brasileira feminina (Sam Robles/CBF)

Quando os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021 acontecem?

De acordo com a programação oficial divulgadas pelo Comitê Olímpico, as Olimpíadas de Tóquio 2021 tem início em 23 de julho, encerrando em 8 de agosto. Já o futebol, por outro lado, segue em 21 de julho até 7 de agosto.

 

+ História das Olimpíadas, muito além da competição

Você pode gostar também
buy cialis online