Maiores artilheiros da Libertadores de todos os tempos; veja ranking

Atacante Luizão é o único brasileiro na lista de goleadores do torneio internacional.

Uma das competições de maior tradição e história no mundo do futebol, a Copa Libertadores da América possui um amplo domínio de atletas argentinos e uruguaios na lista de maiores artilheiros da competição. Por outro lado, apenas um brasileiro aparece no ranking.

Quais os maiores artilheiros da Libertadores?

Embora o domínio no ranking seja de argentinos e uruguaios, o maior goleador da história da Libertadores é equatoriano. O ex-atacante Alberto Spencer lidera a lista com 54 gols marcados em 87 jogos. O atleta possui três títulos da competição na década de 60 todos conquistados pelo Peñarol, nos anos de 1960, 1961 e, por fim, em 1966.

Alberto spencer lidera a lista de maiores artilheiros da libertadores
Alberto spencer lidera a lista de maiores artilheiros da libertadores - foto: reprodução

O uruguaio Fernando Morena é o segundo jogador que mais vezes balançou as redes no torneio, com 37 gols em 77 partidas. Venceu a competição em 1982 pelo Peñarol. O compatriota de Morena, Pedro Rocha, é quem fecha o pódio de maiores artilheiros da Libertadores, com 36 gols marcados. Assim como Spencer, o ex-meia venceu com os Aurinegros as edições de 1960, 1961 e 1966.

Rocha é sempre lembrado pela torcida são-paulina. Com passagem marcante pelo Tricolor do Morumbi, o uruguaio venceu o Campeonato Paulista de 1971 e 1975, além do Brasileiro de 1977 com a então equipe do São Paulo.

Os 10 maiores artilheiros da Libertadores:

  1. Alberto Spencer – EQU (54 gols);
  2. Fernando Morena – URU (37 gols);
  3. Pedro Rocha – URU (36 gols);
  4. Daniel Onega – ARG (31 gols);
  5. Julio Morales – URU (30 gols);
  6. Antony de Ávila – COL (29 gols);
  7. Juan Carlos Sarnari – ARG (29 gols);
  8. Luizão – BRA (29 gols);
  9. Artime - ARG- (28 gols)
  10. Pratto - ARG - (27 gols)

Qual o brasileiro com mais gols na Libertadores?

Luizão é o único representante brasileiro entre os maiores goleadores do torneio
Luizão é o único representante brasileiro entre os maiores goleadores do então torneio - foto: reprodução/spfcnotícias

O ex-atacante Luizão, que jogou por diversos clube do Brasil, como Corinthians, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco, é o maior artilheiro brasileiro na Libertadores.  Com 29 gols no torneio, o brasileiro venceu a competição em 98 com o Cruzmaltino, mas também em 2005 com o Tricolor Paulista.

Na sequência está o ex-meia Palhinha, campeão da Libertadores com o São Paulo em 92 e 93, mas também com o Cruzeiro em 97. O mineiro fez 25 tentos. Por fim, fecha o top-3 de maiores artilheiros da Libertadores, entre os brasileiro, o atacante Fred, com 25 gols.

Qual o maior artilheiro da Libertadores em uma única edição?

O argentino Daniel Onega, quarto colocado do ranking de maiores artilheiros da Libertadores, é também o atleta com maior números de gols em uma única edição do torneio. Em 1966, o jogador fez 17 tentos pelo River Plate na competição.

Embora o atacante tenha conquistado o recorde, a equipe dos Millionarios não venceram aquela edição do torneio. O clube chegou até a decisão diante do Peñarol, mas após uma vitória para cada lado, a decisão ficou para o terceiro jogo.

Logo depois de empatarem em 2 a 2 no tempo regulamentar, os uruguaios fizeram 4 a 2 na prorrogação e ficaram com o caneco. No terceiro confronto da final, além de Onega, Spencer e Pedro Rocha também balançaram as redes, mas pelo Peñarol.

Leia também

+ Quantos gols Gabigol tem na Libertadores? Atleta é o 4ª maior artilheiro

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes