Novo técnico do PSG: quem é o argentino que deve assumir o cargo

Após demitir o técnico alemão Thomas Tuchel, PSG encaminha acerto com o argentino Mauricio Pochettino, ex-Tottenham

O PSG está nas oitavas de final da Champions League e disputa a liderança do Campeonato Francês, mas entendeu que era a hora de trocar de técnico. Assim, a saída do alemão Thomas Tuchel já está confirmada pelo clube. E o acerto com o argentino Mauricio Pochettino já é dado como certo.

Por que o PSG trocou de técnico?

O técnico Thomas Tuchel ainda tinha seis meses de contrato para cumprir no PSG, mas o clube optou pela rescisão. Em dois anos e meio à frente da equipe, o alemão somou 95 vitórias, 13 empates e apenas 19 derrotas. Conquistou dois títulos franceses e levou o time à final da Champions League pela primeira vez na história. Na temporada passada, o time de Neymar esteve perto da glória europeia, mas perdeu para o Bayern de Munique por 1 a 0 na decisão.

Por outro lado, Tuchel se desgastou com a diretoria do PSG ao reclamar publicamente da falta de reforços no início da temporada. A declaração foi prontamente rebatida pelo diretor esportivo Leonardo, que criou um mal-estar com o técnico. Além disso, o rendimento do time no Campeonato Francês tem deixado a desejar, e a imprensa local revelou que a influência do alemão no vestiário já não era a mesma.

Thomas tuchel, ex-técnico do psg
Uefa. Com

Assim, o PSG alegou que, “após uma análise profunda da situação esportiva”, resolveu encerrar o contrato do técnico Thomas Tuchel. A decisão não deixou de ser surpreendente, pois o time vinha de goleada, e a notícia surgiu na véspera do Natal. Além disso, o alemão vai receber 6 milhões de euros (R$ 38 milhões) de multa rescisória. Mas o clube quer começar 2021 de treinador novo, e já sabe quem contratar.

Quem será o novo técnico do PSG

Primeiro jornalista a noticiar a saída de Tuchel, o italiano Fabrizio Romano, especialista no mercado de transferências, já cravou quem será o novo técnico do PSG. O argentino Mauricio Pochettino, de 48 anos, deve assumir o cargo em janeiro e comandar o time já no duelo fora de casa contra o Saint-Étienne, no dia 6 de janeiro.

Como jogador, Pochettino era zagueiro e atuou no PSG entre 2001 e 2003. Aliás, ele disputou a Copa do Mundo de 2002 pela seleção argentina. No entanto, ficou marcado pelo pênalti cometido em Michael Owen na derrota para a Inglaterra. A Argentina acabou eliminada logo na fase de grupos.

Pochettino derruba owen na copa de 2002
Getty images

Como técnico, Pochettino se destacou no Tottenham Hotspur, da Inglaterra. Ele assumiu o time em 2014, logo após a saída de Gareth Bale. No entanto, montou um time competitivo com a base do elenco que permanece no clube até hoje: Son, Dele Alli, Harry Kane e companhia.

Sob seu comando, o Tottenham chegou à final da Champions League pela primeira vez, mas perdeu para o Liverpool. Em seguida, após os maus resultados no começo da temporada 2019/2020, Pochettino acabou demitido do clube londrino e estava desempregado desde então.

A trajetória de Mauricio Pochettino

Além de Pochettino, o PSG também teria cogitado a efetiuvação do ex-jogador Thiago Motta como técnico. Outro nome sondado foi o de Massimiliano Allegri, ex-Juventus. Mas o plano A já era contratar o argentino, que deixou boa impressão em suas seis temporadas no Tottenham.

Com variação tática, velocidade no ataque e solidez defensiva, Pochettino fugiu do pragmatismo do futebol inglês e conseguiu elevar o patamar do time londrino. O argentino é visto como um estudioso do futebol, capaz de encaixar craques como Neymar e Mbappé dentro de uma proposta consistente de jogo.

Foi assim quando Pochettino estreou como treinador, no modesto Espanyol, em 2009. Ao conseguir salvar o time do rebaixamento com direito a vitória sobre o rival Barça no Camp Nou, o argentino chamou a atenção do Southampton, da Inglaterra. Transformou o clube em uma sensação da Premier League, até que ganhou a chance de trabalhar com o jovem e promissor elenco do Tottenham. Resta saber se o novo técnico do PSG terá jogo de cintura para lidar com as estrelas do clube francês.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes